Assinar
Leiria

Praia dos “Campistas” no Pedrógão desaconselhada a banhos

A deteção de espuma na água do mar motivou a recolha de amostras para análise.

Aviso, que dá conta da “alteração visual da coloração da água e do areal, com cheiro”, mantém-se até esta quinta-feira Foto CML

A praia dos “Campistas” (praia Sul do Pedrógão), no concelho de Leiria, tem os banhos desaconselhados depois de ter sido detetada espuma de origem desconhecida.

A Câmara de Leiria avançou hoje, em comunicado, ter verificado que foram desaconselhados os banhos nessa zona por precaução, tendo os serviços de Saúde Pública recolhido amostras de água para análise.

Enquanto os resultados não forem conhecidos – o que deverá acontecer esta quinta-feira -, foi também desaconselhada a prática de arte xávega.

A autarquia esclarece ainda que a Praia do Pedrógão não se encontra interditada.

O comandante da capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, explicou à agência Lusa que foi “detetada uma substância na água, que se desconhece o que seja”, pelo que “por precaução foram interditados os banhos e a atividade de pesca, até que sejam conhecidos os resultados das análises pedidas pela autoridade de saúde”.

“Nem sempre a espuma é sinal de poluição, mas, na dúvida, interditam-se os banhos”, referiu.

Entretanto, desde o fim de semana, tem havido vários registos e partilhas nas redes sociais de fotografias e vídeos de água com espuma de cor verde ou castanha em praias do concelho da Marinha Grande.

Contactado o Município, referiu que está a apurar a situação junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade responsável pelo controlo da qualidade da água.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados