Assinar
Sociedade

Migração da TDT para 5G arranca na próxima semana na região de Leiria

ANACOM informa que cidadãos abrangidos serão informados por carta e não é necessário substituir a antena, trocar a televisão ou o descodificador.

A migração da televisão digital terrestre (TDT), essencial para o desenvolvimento do 5G, começa na próxima semana, na região 3, onde se inclui a região de Leiria e abrange 44 emissores.

A informação foi divulgada pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) que refere que 16 locais da região onde estão localizados os emissores vão ser ressintonizados.

O primeiro será Peniche, na terça-feira, dia 25, com mudança da sintonia do canal 56 para o canal 35, tal como em Ourém. O mesmo processo vai acontecer no dia 26 em Caldas da Rainha, Óbidos e Mira de Aire com a sintonização, também, no canal 35.

Na quinta-feira, dia 27, são abrangidas as zonas do Sítio da Nazaré, Nazaré Centro e Porto de Mós, enquanto Batalha, Candeeiros e Pombal têm intervenção agendada para dia 28.

A 31 de agosto, Castanheira de Pera, Fátima e Alcobaça também sofrem a mudança.

Os últimos lugares da região onde a TDT efetua a mudança de canal são Leiria e Alvaiázere nos dias 1 e 8 de setembro, respetivamente.

Nas regiões de Pombal, Castanheira de Pera, Leiria e Alvaiázere a sintonia do canal deve ser feita do 56 para o canal 44.

Em comunicado, a ANACOM, entidade responsável pela alteração, informa que a população não está toda abrangida pela migração dos emissores e que as pessoas que serão afetadas estão a receber em casa uma carta e um folheto explicativos da mudança.

Segundo a empresa, quando o emissor mudar de frequência, o ecrã da televisão ficará sem imagem, negro, mas não será necessário substituir a antena, trocar a televisão ou o descodificador. “É apenas necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador da TDT, podendo a população continuar a ver televisão gratuitamente”, explica em comunicado.

Alerta ainda que os condomínios/edifícios com instalações com amplificadores mono-canal poderão ter de os substituir.

Em caso de dúvida, é possível ligar para a nova linha telefónica gratuita da ANACOM criada para o efeito – 800 102 002 – que funciona todos os dias entre as 9 e as 22 horas.

Caso não consiga fazer a sintonia mesmo após ligar para a Anacom, a empresa disponibiliza técnicos para resolver a situação pessoalmente e de forma gratuita.

O processo de migração da rede de TDT está em curso desde 7 de fevereiro, tendo sido suspenso a 13 de março, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19. A previsão aponta para conclusão da intervenção a 18 de dezembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.