Assinar
Leiria

Politécnico de Leiria abre 2.025 vagas em cursos de licenciatura

A oferta de licenciaturas integra 45 cursos a funcionar em regime diurno

Fachada da Biblioteca José Saramago em Leiria

O Politécnico de Leiria vai abrir 2.025 vagas nos seus cursos de licenciatura para o próximo ano letivo; 1.915 por via do concurso nacional de acesso e as restantes 110 disponíveis em 20 cursos de licenciatura, para os estudantes do concurso especial de ingresso no ensino superior para titulares de curso de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados.

A oferta de licenciaturas integra 45 cursos a funcionar em regime diurno, contemplando também o funcionamento de alguns deles em pós-laboral e à distância, com vagas próprias para a candidaturas nestes regimes. O Politécnico de Leiria apresenta cursos nas áreas de educação e ciências sociais, engenharia e tecnologia, artes e design, turismo, saúde e desporto, ciências e tecnologia do mar, e ciências empresariais e jurídicas.

“Temos vindo a desenvolver um trabalho contínuo na adequação da oferta formativa do Politécnico de Leiria para as competências necessárias nas instituições e empresas e, consequentemente, às expetativas do mercado de trabalho, com vista a promover processos promotores de empregabilidade qualificada, que sejam úteis e eficazes para os nossos estudantes, para as empresas e para o desenvolvimento da região e do país”, explica o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa.

O presidente do Politécnico assegura que “este é um processo que só se consegue graças à cooperação e ao diálogo próximo com o tecido empresarial e com as forças vivas das regiões em que estamos presentes com as nossas escolas, com vista à criação de uma oferta formativa global, onde além do desenvolvimento de competências técnicas e científicas, há também a preocupação com a partilha de valores de cidadania, que são componente essencial na formação dos seus estudantes para as profissões de hoje e do futuro”.

O número total de vagas para as licenciaturas do Politécnico de Leiria estão distribuídas pelas suas cinco escolas, com 346 na Escola Superior de Artes e Design, em Caldas da Rainha; 337 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria; 229 na Escola Superior de Saúde, em Leiria; 802 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria; e 311 na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.

O Politécnico de Leiria oferece ainda 50 mestrados, 30 pós-graduações e 47 cursos técnicos superiores profissionais (TeSP) onde, face ao funcionamento do núcleo de formação em Torres Vedras, se verifica também um aumento de vagas comparativamente ao ano letivo anterior.

As candidaturas à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior decorrem online no site da Direção Geral de Ensino Superior (DGES), entre os dias 7 e 23 de agosto. Já a primeira fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) 2020/2021, que já se encontra aberta, decorre até dia 31 de agosto e as candidaturas a estes cursos são realizadas online diretamente no portal do Politécnico de Leiria.

Os estudantes diplomados pela via profissionalizante, após a realização das provas gerais e de componente específica, realizarão também a sua candidatura de acesso ao ensino superior no site da DGES.

As candidaturas via concursos especiais estão abertas até ao dia 31 de agosto (1.ª fase) diretamente no site do Politécnico de Leiria, onde pode ser consultada toda a informação sobre a oferta formativa do Politécnico de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados