Assinar
Sociedade

Leiria assinala Dia sem Carros que é também dia de ir de bicicleta para o trabalho

Corte de trânsito no centro da cidade, atividades lúdicas e de sensibilização para os mais novos, passatempo e um debate assinalam a efeméride em Leiria

O Dia Europeu Sem Carros volta a ser motivo para apelar às pessoas a optarem por meios de transportes suaves Fotos de arquivo: Joaquim Dâmaso

Depois de ter suspenso alguns anos a sua adesão ao Dia Europeu sem Carros, o Município de Leiria voltou a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade que decorre este ano sob o tema “Emissões Zero. Mobilidade para Todos”.

As comemorações têm o seu ponto alto amanhã, dia 22 de setembro, com diversas iniciativas.

Uma das ações passa pelo encerramento do trânsito automóvel na rua Barão de Viamonte (rua Direita) e no Rossio de Leiria (entre a rotunda do Sinaleiro e o largo do Papa Paulo VI), entre as 8 e as 20 horas, com o objetivo de promover modos de transporte suaves e sensibilizar a população a adotar um estilo de vida mais sustentável.

Haverá ainda espaço para os mais novos testarem bicicletas e karts a pedais na pista instalada no largo 5 de outubro, e participarem no jogo de pavimento “Dá a mão à proteção”, na praça Rodrigues Lobo. Entre as 10 e as 19 horas.

O debate “Leiria 2030 – Os desafios da nova cidade: Mobilidade, centralidade e integração”, com participação de Paula Teles, especialista em Mobilidade, Francisco Marques, presidente da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria, e João Pedro Silva, docente do Politécnico de Leiria, será transmitido em direto na página do Facebook do Município, às 18h30.

Decorre ainda até amanhã o passatempo “Na cidade com a minha bicicleta”, para quem se deslocar ao centro urbano de Leiria de bicicleta, tirar uma selfie em modo urbano com a bicicleta e a partilhar nos comentários da publicação do passatempo, na página de Facebook do Município de Leiria.

As seis selfies mais votadas, através de reações (gostos/adoros/riso, etc.), serão premiadas. O primeiro lugar com uma semana com uma trotinete elétrica e os cinco segundos classificados recebem uma camisola com capuz personalizada.

A Câmara da Marinha Grande também se associa ao Dia Europeu sem Carros, tendo determinado a gratuitidade dos transportes urbanos públicos (TUMG) em todo o concelho da Marinha Grande durante o dia de amanhã, 22 de setembro, de modo a incentivar o uso dos transportes coletivos

“Bike to Work – De bicicleta para o trabalho”

Deixar o carro em casa, pegar na bicicleta e pedalar até ao trabalho ou à escola é o desafio que a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) lança amanhã à população para assinalar o Dia Europeu Sem Carros.

Além de alertar para a necessidade de adotar meios mais suaves e sustentáveis de transporte a favor de um melhor ambiente, a iniciativa “De bicicleta para o trabalho – Bike to work” ganha dimensão no atual contexto pandémico, uma vez que andar a pé ou a pedal permite distanciamento físico. Essa opção contribui, por outro lado, para a prática de atividade física diária, “contrariando o agravamento do sedentarismo associado ao confinamento, ao aumento do recurso ao teletrabalho e ao acesso limitado ao desporto ou outras atividades recreativas”.

Os participantes serão premiados com uma inscrição de sócio da FPCUB (limitadas aos primeiros 250 e válida até 31 de dezembro de 2020), que inclui seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil contra terceiros para deslocações em bicicleta.

Para participar, basta enviar um email, no dia 22 de setembro, para fpcub@fpcub.pt com o assunto “De bicicleta para o Trabalho – Bike to Work 2020”, identificação do trabalhador e da empresa/instituição, nome da(s) freguesia(s) e município(s) dos pontos de partida e de chegada e se inclui deslocação intermodal. À mensagem deverá ser anexada uma fotografia alusiva à viagem efetuada no Dia sem Carros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados