Assinar
Cultura

Model Mother Tongue. Música para rejuvenescer o rock de Leiria

Há uma banda de Leiria que vai tocar na Festa do Avante 2020. Conheça os Model Mother Tongue, que querem chegar longe.

Rafael Sousa, Hugo Dionísio, Filipe Pereira e Ricardo Cardoso são o rosto de uma das mais recentes bandas de rock jovem de Leiria. Lançado o primeiro single – “Golden water” – a 14 de agosto, os Model Mother Tongue (MMT) preparam-se para atuar, este sábado, dia 5, na Festa do Avante. Mas antes lançam hoje o single “Bad habits“, com b-side (música adicional).

Vencedor do Concurso Novos Valores JCP – o que garantiu a presença no festival -, apesar da controvérsia atual face à realização do evento organizado pelo PCP, o grupo defende “a importância de manter alguns eventos culturais para ajudar os artistas, equipas de som e e produção e roadies que dependem deles”, acreditando que “as pessoas se vão divertir, apesar dos condicionamentos impostos pela Direção-Geral da Saúde”.

Assumindo-se como uma banda “cheia de energia e individual”, MMT apresenta músicas originais em inglês, divergindo do projeto de covers Pull the Trigger que os músicos integraram quando começaram a tocar juntos. Foi em 2011 e o então trio formado por Rafael Sousa, Filipe Pereira e Ricardo Cardoso inspirava-se em Guns N’ Roses e Nirvana.

A banda evoluiu e oficializou-se como MMT em 2016, com a entrada de Hugo Dionísio (baixista) e novas influências, nomeadamente Arctic Monkeys, “uma grande inspiração a nível de letras e de ritmos”, refere Filipe Pereira, guitarrista ritmo.

MMT junta-se ao panorama musical de Leiria com “singularidade e independência”, afirmando que “os artistas leirienses estão a seguir o rock progressivo, influenciados pelo que a [editora] Omnichord Records traz”.

Mas “faz falta um rejuvenescer de bandas de rock. Leiria e o país precisam de mais criatividade”, contam ao REGIÃO DE LEIRIA. E se é permitido sonhar, gostavam de chegar a festivais como o NOS Alive, Paredes de Coura ou viajar até aos internacionais Rock am Ring, Glastonbury e Reading
festival.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.