Assinar
Cultura

Olaria da Bajouca ao vivo em Leiria durante os fins de semana de setembro

A partir do dia 5 de setembro, artesãos da Bajouca acompanhados por músicos da SAMP animam a Rua Direita todos os fins de semana, até ao final do mês.

Pôr “mãos à obra” e aprender as técnicas de manuseamento do barro com artesãos da Bajouca são as experiências que os visitantes podem ter todos os sábados e domingos de setembro, em Leiria.

Para isso, basta aparecer entre as 15 e as 22 horas, ao sábado e domingo, na Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), onde ocorrem demonstrações ao vivo de cerâmica por oleiros da Bajouca. A acompanhar, haverá animação musical da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP).

A iniciativa é da Câmara Municipal de Leria e da Associação Bajouquense para o Desenvolvimento (ABAD) e surge com o objetivo de destacar a “geração de artesãos que continua a dar vida a uma tradição centenária”, que faz parte da identidade da região, realça o município, em comunicado.

O evento acontece ainda no âmbito da adesão de Leiria à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) – integrada no Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas (AeuCC) – e pretende valorizar o ofício da cerâmica, bem como o “potencial da atividade para a sustentabilidade económica e social”.

Além de Leria, outras 130 cidades europeias constituem a rede AeuCC para a divulgação do património cerâmico em projetos nacionais e internacionais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados