Assinar
Leiria

Quatro F16 e 70 militares da Base de Monte Real estão em missão da NATO na Polónia

Militares pertencem às Esquadras 201 “Falcões” e 301 “Jaguares” da Base Aérea nº5. Vão estar em missão durante dois meses na Polónia.

Quatro caças F16-M da Força Aérea Portuguesa chegaram na sexta-feira à Polónia para participar numa missão da NATO de “tranquilização” do flanco leste da Aliança, que envolve 70 militares daquele ramo, informou o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Este destacamento (na NATO Assurance Measures 2020, sigla em inglês) terá a duração aproximada de dois meses e o comando tático será assegurado pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas da NATO, situado em Uedem, na Alemanha, acrescenta em comunicado o EMGFA.

https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/posts/1954768167996331

Os 70 militares, das Esquadras 201 “Falcões” e 301 “Jaguares” da Base Aérea nº5, de Monte Real, concelho de Leiria, foram transportados para a Base Aérea de Malbork, no início do mês, através de uma aeronave C-130, da Força Aérea Portuguesa.

Esta missão tem como objetivo reforçar o empenho no flanco leste do espaço da Aliança, através da participação em treinos e exercícios combinados com forças aliadas.

“Pretende-se assim reafirmar o compromisso de defesa coletiva, exercitar a interoperabilidade e dissuadir possíveis ameaças”, sublinha o comunicado das Forças Armadas.

https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/posts/1954101101396371

O contingente nacional está preparado para “efetuar diversas tipologias de missão, com particular relevo para as missões Ar-Ar e Ar-Solo, o que constitui um contributo valioso para o treino das forças e países parceiros da NATO nesta região estratégica”, refere ainda o texto do EMGFA.

Fotos: FAP

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados