Assinar
Mercado

Câmara de Leiria lança bolsa de emprego para apoiar cidadãos e empresas

Bolsa de emprego vai estar disponível no Gabinete de Inserção Profissional, a funcionar no Mercado de Santana, em Leiria.

cartaz do gabinete de inserção profissional de leiria

A Câmara Municipal de Leiria vai lançar, nas próximas semanas, uma bolsa de emprego com o objetivo de “dar resposta a quem procura emprego, mas também às entidades empregadoras que procuram determinados perfis profissionais”, informa a autarquia em comunicado. Apela, por isso, às instituições e empresas que partilhem as ofertas de emprego para que seja possível fazer cruzar os perfis profissionais de que necessitam com as competências dos munícipes.

Esse serviço será prestado através do Gabinete de Inserção Profissional (GIP), criado pelo Município de Leiria em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e que se encontra em funcionamento no espaço Start up no Mercado de Santana.

O GIP destina-se a apoiar gratuitamente jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção/reinserção no mercado de trabalho e tem registado, nos últimos meses, maior procura.

“O GIP tem desenvolvido um trabalho fundamental numa altura em que a taxa de desemprego tem vindo a aumentar no concelho”, refere a vereadora do Desenvolvimento Económico da Câmara de Leiria, Catarina Louro, citada no comunicado enviado aos órgãos de informação.

“De facto, perspetivava-se uma forte contração da economia em resposta às consequências geradas pela pandemia Covid-19 e infelizmente é essa realidade que se tem verificado”. Exemplo disso, realça Catarina Louro, é que entre agosto e setembro foram registadas 95 inscrições no GIP, uma adesão que reflete a atual conjuntura económica.

Além de apoiar a procura ativa de emprego, o GIP promove a captação e divulgação de ofertas de emprego; a divulgação de medidas de emprego; formação profissional e empreendedorismo; encaminhamento para ações promotoras de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego.

Promove ainda o apoio ao recurso dos serviços online do IEFP; o encaminhamento e pré-seleção de candidatos para entidades empregadoras; faculta informações sobre as medidas de apoio à contratação e estágios e, promove ações de informação sobre as medidas ativas de emprego e formação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados