Assinar
Leiria

Depressão Alex chega sexta-feira à região de Leiria com chuva e vento fortes

Precipitação e vento fortes irão sentir-se com maior intensidade a partir da madrugada de sexta-feira. IPMA já divulgou o nome para as tempestades que vão acontecer na época 2020-2021.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a ocorrência de chuva e vento fortes na sexta-feira, em Portugal continental, devido à passagem da depressão Alex, assim como agitação marítima forte, foi hoje anunciado.

O distrito de Leiria está com aviso amarelo para a agitação marítima, com ondas de 4 a 5 metros, entre as 9 horas de sexta-feira e as 6 horas de sábado, e vento forte, entre as 3 e as 15 horas de sexta-feira. As rajadas podem atingir os 90 a 100 km/h nas terras altas e os 70 a 80 km/h no litoral.

“A depressão Alex vai passar no Golfo da Biscaia e vai para França. Em Portugal continental, estamos a prever a ocorrência de chuva, por vezes forte, vento com rajadas fortes e agitação marítima forte a norte do Cabo Raso no dia 2 [sexta-feira]”, disse à Lusa a meteorologista do IPMA Ângela Lourenço.

Esta tempestade marca o início da época de tempestades 2020-2021, sendo que já está atribuído nome para todas, de A a Z, como poderá ler no texto mais abaixo.

A partir do final do dia de hoje está prevista também a ocorrência de “precipitação forte no Minho e Douro litoral” e o vento vai começar a aumentar de intensidade, referiu.

Segundo a meteorologista, “o vento vai soprar com intensidade praticamente em todo o território”, mas será “mais significativo nas regiões norte e centro”.

É ainda esperada “uma descida de temperatura, em especial da máxima, que irá variar entre 13ºC e 18ºC nas regiões a norte do vale do Tejo e entre 18ºC e 25ºC a sul”.

Alex é a primeira, segue-se Barbara

Lista do nome das tempestades na época 2020-2021 Foto:IPMA

Em comunicado, o IPMA explica que a “época 2020-2021 de nomeação de tempestades vai começar usando a lista de nomes das tempestades de A a Z” a partir do dia 1 de outubro de 2020.

O IPMA, em representação de Portugal, aderiu ao projeto europeu que dá nome às tempestades em 1 dezembro de 2017, no decurso da atividade conjunta dos Serviços Nacionais de Meteorologia da Europa. “Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do “Working Group on the Cooperation between European Forecasters (WGCEF) da EUMETNET (https://www.eumetnet.eu/activities/forecasting-programme/) e tem como objetivo chamar a atenção do público e dos meios de comunicação para a prevenção e para a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e facilitar a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa”, refere o comunicado.

Assim, é atribuído um nome a “todas as depressões que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos (projeto METEOALARM a que o IPMA aderiu desde o seu início)”.

“O primeiro país que emite esse aviso dá o nome à depressão e informa os restantes países, que deverão manter o nome” e “as depressões resultantes de tempestades tropicais conservam o nome atribuído inicialmente pelo National Hurricane Center (NHC)”, esclarece o IPMA.

A articulação de diferentes práticas existentes desde longa data nos diversos países europeus, assim como as dificuldades inerentes à construção de uma plataforma de comunicação entre todos os Serviços Meteorológicos Nacionais, resulta na atual coexistência de várias listas de nomes para as depressões que afetam as diversas regiões da Europa. O IPMA, AEMET, Météo-France e RMI constituem o grupo sudoeste (SW), partilhando a lista, com o grupo oeste (W) que engloba o MetOffice (Inglaterra), Met-Éireann (Irlanda) e KNMI (Holanda).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados