O festival Leiria Film Fest vai voltar em 2021, mas com novidades, anunciou hoje a organização.

Reinventado em 2020 devido à pandemia, o festival de curtas-metragens vai passar a admitir apenas filmes com duração até 20 minutos (o limite eram 15) e que tenham sido produzidos a partir de 2020 ou a estrear em 2021, mantendo-se as categorias a concurso: Ficção, Animação e Documentário.

Segundo Bruno Carnide, diretor do Leiria Film Fest, a mudança tem o objetivo de “aumentar a qualidade e inovação da programação”, sendo que “estas pequenas alterações fazem toda a diferença no sentido de aumentar valor ao festival e poder ter um maior número de filmes em estreia”.

A expetativa é “receber menos candidaturas”, mas “por uma boa causa”, acrescenta o diretor, citado em comunicado.

As inscrições para a oitava edição já estão abertas e podem ser feitas até 30 de novembro, exclusivamente online, através de https://leiriafilmfest.com/.

Em jogo estão os prémios para Melhor Curta-metragem de Ficção Nacional e Internacional, Melhor Curta-metragem de Animação Nacional e Internacional, Melhor Curta-metragem Documental Nacional e Internacional, Prémio do Público e Melhor Curta-Metragem de Leiria.

Leiria Film Fest é um festival que acontece todos os anos no Teatro Miguel Franco, em Leiria, e que se reinventou na última edição, com sessões online e também uma extensão à Batalha.

Até ao momento o evento recebeu 4.700 espetadores e analisou cerca de 3 mil e 500 filmes de 74 países, sendo “um dos poucos festivais de cinema do país respeitado e de reconhecida qualidade pelos profissionais da área”, assume a organização.