Assinar
Leiria

Município de Leiria lança novas medidas de combate à covid-19

As 34 novas medidas têm “carácter de urgência” e entram em vigor ainda esta semana.

https://www.facebook.com/municipioleiria/videos/266711247999393

O aumento do número de casos de infeção está na origem das novas medidas de prevenção e combate à covid-19, anunciadas esta terça-feira pelo Município de Leiria.

São 34 e abrangem as áreas da prevenção e contenção da propagação, saúde, ambiente, social, educação e ainda cultura, desporto e economia.

As medidas têm “carácter de urgência” e serão implementadas “no decorrer desta semana”, avançou Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, num vídeo partilhado no Facebook.

Na área da prevenção e contenção da propagação, serão efetuadas campanhas de sensibilização “para a consciência individual”, com o envolvimento de orgãos de comunicação social regionais, juntas de freguesia e líderes de opinião, lê-se no despacho relativo às novas medidas.

Será “recomendado” o uso de máscara comunitária em espaços fechados, mas também abertos, quando se estiver na “presença de pessoas estranhas ao núcleo familiar”.

Algumas das ações de sensibilização serão promovidas pelos Bombeiros Municipais de Leiria, “dirigidas à população, comerciantes, comunidade educativa e colaboradores de estruturas residenciais de idosos”.

A Câmara de Leiria irá ainda apoiar as corporações de bombeiros e as forças de segurança do concelho com material de proteção individual.

Já ao nível da saúde e ambiente, o município quer “voltar a estar na linha da frente a apoiar os serviços de saúde”, afirma Gonçalo Lopes, no vídeo.

Para isso, será criada uma Área Dedicada às Doenças Respiratórias (ADR), incluindo Covid-19, no estádio municipal de Leiria. Uma estrutura semelhante à criada no início da pandemia que terá como objetivo “aliviar os centros de saúde e o Centro Hospitalar”, explica o município, no despacho.

Foram ainda adquiridos testes de diagnóstico ao Politécnico de Leiria, para “apoio às populações mais vulneráveis, em especial IPSS e lares de idosos”, de forma a responder a situações de emergência.

Entre outras medidas na área da saúde e ambiente, destaca-se a criação de estruturas de acolhimento provisório para pessoas com covid-19, “sem critérios de hospitalização”, e que “não tenham condições na habitação para recuperação”, seja pela falta de condições de isolamento ou cuidadores.

Serão ainda colocados contentores adicionais nos espaços públicos e haverá um “reforço da fiscalização a todas as pessoas que depositem indevidamente o lixo fora dos contentores”, informa o despacho do município.

No que respeita ao social, a Câmara de Leiria vai “reforçar o stock de diversos equipamentos de proteção individual” das IPSS e lares de idosos e “operacionalizar uma equipa de resposta rápida” para atuar no caso de haver um surto num lar de idosos ou rutura de recursos humanos.

(Clique em “descarregar”, em baixo, para aceder ao despacho da Câmara de Leiria, sobre as novas medidas de prevenção e combate à covid-19)

Na educação, o município vai “aumentar de 50 para 100” o número de bolsas de estudo para alunos do ensino superior, residentes no concelho. O valor de comparticipação será aumentado de 500 para 750 euros.

Por ser um concelho com uma “forte pujança cultural”, Gonçalo Lopes considera, no vídeo partilhado no Facebook, que a atividade cultural “não pode parar”.

Para isso, os eventos culturais poderão ser organizados “apenas em equipamentos culturais do município ou outros”, desde que sejam espaços que permitam “o controlo absoluto da lotação e dos acessos, com lugares marcados e respetiva higienização”.

Por fim, no que diz respeito à economia, a Câmara de Leiria suspende a Feira de Velharias até ao final de 2020 e cria o programa “Leiria Christmas Market”, com o objetivo de “dinamizar o comércio, incentivando a procura e retoma da economia local”.

O prazo da autorização especial e temporária de ocupação do espaço público, com esplanadas abertas e isenção de taxas, mantém-se válido até outubro de 2021.

Com estas medidas, o município pretende “interromper a onda de crescimento que tem atingido o país”, esclarece o presidente da Câmara de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados