Assinar
Leiria

Sismo de magnitude 3,7 registado a noroeste do Cabo Mondego sentido na região

Abalo foi sentido, esta manhã, em vários locais da região.

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi registado hoje de manhã a uma profundidade de 31 quilómetros, a noroeste de do Cabo Mondego e foi sentido em vários pontos da região.

Abalo foi registado a noroeste do Cabo Mondego (Imagem: IPMA)

De acordo com o IPMA, às 11h42, “foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 35 km a Oeste-Noroeste do Cabo Mondego”.

Pelas 12h30, o IPMA confirmou que o sismo foi sentido “com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Mira (Coimbra).Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova (Coimbra) e Porto (Porto)”, revelou em comunicado.

Mas ao que o REGIÃO DE LEIRIA apurou, o abalo também foi sentido na região.

Vários testemunhos apontam para que o tremor de terra tenha sido sentido no litoral, na zona da Nazaré e de São Pedro de Moel, bem como em Monte Real e nas imediações da cidade de Leiria.

Para que se entenda o grau de intensidade com que o sismo foi sentido, fica a indicação de que na escala de Mercalli modificada, o grau III de intensidade equivale a um sismo sentido dentro de casa.

Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”.

Já o grau IV refere-se a um sismo em que os bjetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem.

Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.

Nota: Notícia atualizada e editada às 12h39 com informação adicional sobre o facto de o sismo ter sido sentido em vários pontos do país.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados