Assinar
Leiria

Leiria entre os distritos com mais idosos sozinhos no Natal

A GNR visitou mais de 3.100 idosos em todo o país que passaram o Natal sozinhos

O distrito de Leiria é um dos quatro do país com maior número de idosos que passaram o Natal sozinhos, anunciou a GNR, cujos militares visitaram milhares de pessoas nestas circunstâncias no território nacional.

No distrito de Leiria os militares contactaram 244 idosos, registando-se números superiores apenas em Portalegre (717), Viseu (399) e Vila Real (275). Os distritos de Bragança (55), Porto (37) e Braga (24) são aqueles em que “menos idosos passaram o Natal sozinhos”.

“A GNR visitou neste período natalício mais de 3.100 idosos que vivem sós e passaram o Natal sozinhos, durante a campanha “Natal a GUARDAr os nossos idosos” que pretendeu diminuir o seu isolamento social numa altura de pandemia”, anunciou a força policial sexta-feira, dia 25.

“Conscientes de que o isolamento é maior este ano, devido às recomendações das autoridades de saúde, e sabendo que 3.149 idosos iriam passar o Natal sozinhos, a GNR procurou estar presente, em especial no dia 24 de dezembro, junto daqueles cujo isolamento é maior nestas últimas semanas e sobretudo na noite de consoada, data em que tradicionalmente se reúnem as famílias”, refere em comunicado.

A campanha, promovida pela secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, decorreu de 18 de dezembro até esta quinta-feira.

Segundo os resultados da operação Censos Sénior 2020, há 42.439 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados. No caso do distrito de Leiria existiam em outubro último 1.090 pessoas nestas circunstâncias, constatando-se que apenas Viana do Castelo (1.045), Porto (857) e Lisboa (767) apresentavam números inferiores.

Com Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.