Assinar
Pombal

Pombal estende programação de Natal a todas as freguesias

Este ano, os concertos de carrilhão vão decorrer em todas as freguesias do concelho, entre 12 e 20 de dezembro.

A programação de Natal do Município de Pombal estende-se este ano às 13 freguesias do concelho, com iluminação, concertos de carrilhão e o camião do Natal.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa “Natal na Cidade”, realizada hoje à tarde, o presidente da Câmara, Diogo Mateus, explicou que este ano há um número maior de ruas iluminadas na cidade e que os “raios de luz” natalícios são alargados às freguesias, às quais foi destinado um valor global de 25 mil euros para este fim.

Diogo Mateus afirmou ainda que vão decorrer concertos de carrilhão, com músicas de Natal, em todas as freguesias. Trata-se do carrilhão LVSITANVS, “o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo”, composto por 63 sinos.

A vereadora com o pelouro da Cultura, Ana Cabral, destacou a descentralização do “Natal na Cidade”, que inclui, igualmente, a itinerância de um camião com um espetáculo que vai chegar a todos os jardins-de-infância e escolas do concelho.

“Completa o programa do carrilhão, que também irá levar essa animação a todas as freguesias”, declarou Ana Cabral.

O camião, numa animação dirigida para o público infantil, inclui figuras natalícias e vai contar com artistas locais, no sentido de os valorizar, disse a vereadora.

Ana Cabral adiantou que não faltará animação de rua na cidade de Pombal, com “bombos de Carnide, concertinas do Marquês e acordeonistas de Pombal”, nem a tradicional casa do Pai Natal, este ano reinventada com cenografia do marionetista José Ramalho, ou o mercado, onde artesãos e produtores locais estarão por diversos quiosques.

Diogo Mateus apontou ainda “momentos de literatura, música e teatro”, ‘workshops’, oficinas e cinema.

Na programação consta, também, exposições ou o espetáculo “O Quebra Nozes”, em ‘video mapping’, no largo do Cardal.

O autarca enumerou ainda um conjunto de ações com a Associação Comercial e de Serviços de Pombal, para se ter um “esforço adicional de toda a comunidade, com o município à cabeça”, para melhorar a prestação financeira das empresas e se aproveitar a época natalícia para conjugar a animação, “não pondo em causa a segurança das pessoas” na sequência da pandemia de covid-19.

A programação de Natal em Pombal arranca na sexta-feira, dia 4 de dezembro, e termina a 6 de janeiro de 2021.

De acordo com a Câmara, em iluminação de Natal o município vai gastar 50 mil euros em aluguer de equipamentos e vai comprar outros no valor de 20 mil, para posterior reutilização, somando-se o apoio às juntas no valor de 25 mil euros para esse fim.

Programa de concertos do Carrilhão

12 de dezembro
15h00 – Largo da Igreja – Meirinhas
18h00 – Quartel da 5ª Companhia – Largo dos Bombeiros – Mata Mourisca
21h00 – Largo do Freixo nº6 – Vila Cã
13 de dezembro
11h00 – Praça Eng.º Guilherme Santos – Redinha
15h00 – Largo da Feira – Louriçal
18h00 – Mercado de Almagreira – Almagreira
18 de dezembro
21h00 – Largo da Igreja – Santiago de Litém
19 de dezembro
15h00 – Largo da Igreja – Pelariga
18h00 – Coreto – Abiul
21h00 – Largo da Igreja – Carnide
20 de dezembro
12h00 – Largo da Igreja Matriz – Carriço
15h00 – Largo da Igreja – Vermoil
18h00 – Largo do Cardal – Pombal

Com Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.