Assinar
Sociedade

37 escolas de Leiria distinguidas com projetos educativos que fazem as crianças mais felizes

A Escola Amiga da Criança é uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da editora LeYa e do psicólogo Eduardo Sá.

Escola Amiga da Criança é o projeto que distinguiu 37 escolas do distrito de Leiria por colocarem em prática projetos educativos que tornam os alunos mais felizes.

As escolas submeteram 81 projetos à 3ª edição da iniciativa que “reconhece, partilha e estimula projetos educativos que tornam a criança mais feliz, dentro do seu ambiente escolar e agora, também em casa”, explica a organização, em comunicado.

As candidaturas foram feitas por categorias, nomeadamente Saúde, Família, Alimentação, Espaço Escolar, Digital, Sustentabilidade, Escola em Casa e ainda Cidadania e Atividades.

Entre as escolas selecionadas, estão o Centro Escolar da Barreira (Leiria), EB1 de Peniche, vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas da Batalha e de Porto de Mós,o Instituto Educativo do Juncal, a EB1/JI A-dos-Francos e o Colégio Rainha D. Leonor, ambos em Caldas da Rainha.

Também a EB1 do Arrabalde, a EB 2/3 de Marrazes, a EB 2/3 José Saraiva, a EB 2/3/S Henrique Sommer e a EB1 de Santa Catarina, todas no concelho de Leiria, foram reconhecidas na mesma iniciativa.

O Centro Escolar da Barreira, em Leiria, por exemplo, foi selecionado pelo desenvolvimento de clubes temáticos para os alunos do 1º ciclo do ensino básico nas áreas do Ambiente, Artes, Ciências, Jogos e TIC.

Já o Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós, foi reconhecido por ter chamado os pais e avós dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos à escola para partilharem as suas profissões e atividades de lazer com os alunos.

Os projetos distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança podem ser consultados no portal da iniciativa, através da pesquisa por categorias ou escolas.

A partir de hoje e até 30 de junho de 2021, estão já abertas as candidaturas para a 4ª edição da Escola Amiga da Criança, que podem ser submetidas através da página de internet da iniciativa.

Esta edição conta com uma nova categoria – Literacia – que “pretende estimular a realização de projetos que combatam as várias iliteracias”, como a literária, digital ou financeira.

A Escola Amiga da Criança é uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da editora LeYa e do psicólogo Eduardo Sá.

A edição de 2021 decorre com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e com um conjunto de parceiros que se associaram à iniciativa: Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Academia Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, Clube de LeYtura, note! e REN.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados