Assinar
Cultura

Aprender a construir e a manipular marionetas em Alcobaça

Companhia S.A. Marionetas propõe três oficinas destinadas a adultos e crianças, já neste mês de janeiro

Marioneta mariolinda tradespi criada pela companhia s.a. marionetas

Três oficinas de iniciação à construção e manipulação de marionetas é a proposta da companhia de Alcobaça S.A. Marionetas para este início de ano. As formações têm duração de uma hora e vão realizar-se aos sábados, entre as 15 e as 16 horas, no cine-teatro de Alcobaça.

A primeira oficina, intitulada “Sombras de Reis”, acontece já no próximo sábado, 9 de janeiro, e é dedicada à construção de marionetas de sombra. No dia 23, “Boneco articulado” vai ensinar a construir marionetas articuladas e, a 30 de janeiro, a formação “Teatrinho de papel” incide sobre a construção de marionetas de papel e do seu teatrinho.

A formação tem um custo de 10 euros por pessoa e destina-se a adultos e a crianças, desde que acompanhadas por um adulto. No final, as marionetas construídas ficam para os formandos. 

As oficinas seguem as recomendações da DGS na prevenção do Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara. Os materiais serão de uso individual e os participantes estarão distanciados entre si. As inscrições podem ser feitas através do endereço sam@samarionetas.com.

Recentemente, a S.A. Marionetas lançou Mariolinda Tradespi, a drag influencer criada pela companhia a pensar nas redes sociais. Trata-se de um “espaço de diversão” mas, também, uma forma de “reflexão para diversos assuntos”.

Num comunicado divulgado no final de 2020, a S.A. Marionetas assumiu estar a ser “difícil manter a atividade” durante a pandemia. “Mas graças ao esforço de várias entidades públicas e privadas, a companhia vai resistindo a todo este mundo novo. Agradecemos do fundo do coração a todos os que têm acreditado que este projeto tem futuro”, lê-se na nota, onde é realçado o público, “que apesar de todas as restrições continua a acreditar e a apoiar”.

O ano de 2020 até começou bem, com a atribuição do Prémio de “Melhor Música Original” pelo espetáculo “Consonância”, com o pianista Daniel Bernardes, distinção do blogue Guia dos Teatros.

Mas também os bonecos de Alcobaça tiveram de parar devido à Covid-19, “aguardando melhores dias”. Ainda assim, durante o ano passado a companhia apresentou 15 sessões de cinco produções diferentes e promoveu oito formações em construção e manipulação de marionetas. A par disso, organizou o festival Marionetas na Cidade, com 26 sessões de 11 espetáculos todos esgotados.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados