Assinar
Cultura

Homenagem aos filarmónicos no concerto de Ano Novo da Banda Sinfónica de Leiria

Espetáculo inclui uma componente multimédia com criações do compositor João Gaspar, do escultor Abílio Febra e do realizador Tiago Gomes.

cartaz do concerto de ano novo da banda sinfónica de Leiria

O ano cultural arranca este domingo pela manhã, em Leiria, com o já tradicional concerto da Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, que junta músicos das 11 filarmónicas. Com direção artística a cargo das Bandas Filarmónicas da Caranguejeira e de Chãs, este ano, o maestro convidado é Jorge Salgueiro, que irá dirigir cerca de meia centena de músicos no Teatro José Lúcio da Silva.

Este concerto marca também a estreia de um espetáculo multimédia de homenagem às bandas e músicos filarmónicos, com criações do compositor João Gaspar, do escultor Abílio Febra e do realizador Tiago Gomes.

Os três criadores visitaram uma das pedreiras da Filstone e imaginaram, ali, um conceito que dará origem a um espetáculo multimédia com três obras: João Gaspar escreveu “A metamorfose de Orfeu” para banda sinfónica; Abílio Febra criou uma escultura interativa em pedra e ferro com a mesma temática; Tiago Gomes filmou o processo. O conjunto será ouvido, visto e sentido pela primeira vez este domingo.

O espetáculo tem a lotação máxima de 358 pessoas, devido às restrições impostas pela Covid-19, e já se encontra esgotado.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.