Assinar Edições Digitais
Cultura

Homenagem aos filarmónicos no concerto de Ano Novo da Banda Sinfónica de Leiria

Espetáculo inclui uma componente multimédia com criações do compositor João Gaspar, do escultor Abílio Febra e do realizador Tiago Gomes.

cartaz do concerto de ano novo da banda sinfónica de Leiria

O ano cultural arranca este domingo pela manhã, em Leiria, com o já tradicional concerto da Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, que junta músicos das 11 filarmónicas. Com direção artística a cargo das Bandas Filarmónicas da Caranguejeira e de Chãs, este ano, o maestro convidado é Jorge Salgueiro, que irá dirigir cerca de meia centena de músicos no Teatro José Lúcio da Silva.

Este concerto marca também a estreia de um espetáculo multimédia de homenagem às bandas e músicos filarmónicos, com criações do compositor João Gaspar, do escultor Abílio Febra e do realizador Tiago Gomes.

Os três criadores visitaram uma das pedreiras da Filstone e imaginaram, ali, um conceito que dará origem a um espetáculo multimédia com três obras: João Gaspar escreveu “A metamorfose de Orfeu” para banda sinfónica; Abílio Febra criou uma escultura interativa em pedra e ferro com a mesma temática; Tiago Gomes filmou o processo. O conjunto será ouvido, visto e sentido pela primeira vez este domingo.

O espetáculo tem a lotação máxima de 358 pessoas, devido às restrições impostas pela Covid-19, e já se encontra esgotado.