Assinar
Desporto

Leiria recebe final inédita da Taça da Liga

É a primeira vez que Sporting e Sporting de Braga se encontram na final da prova. Este sábado, às 19h45, no Municipal de Leiria.

bandeirola de canto da Taça da Liga 2020/2021

Se há edições únicas, a final da Taça da Liga 2020/2021 é um desses momentos.

No primeiro de três anos da final four da Allianz Cup a acontecer em Leiria, os ingredientes concentraram-se todos para fazer do primeiro troféu de 2021 uma conquista especial. 

A pandemia retirou o público das bancadas e algum do glamour da festa da final four. Existiram polémicas com os testes ao novo coronavírus nos jogadores do Sporting, o que levou o FC Porto a ameaçar boicotar a prova. O Benfica sofreu com um surto que dizimou a equipa com 17 infetados, entre eles sete jogadores, incluindo seis defesas.

Ainda assim, como o ‘espetáculo tinha de continuar’, a prova prosseguiu, com o Sporting a bater o FC Porto por 2-1, na terça-feira, graças ao ‘joker’ saído do banco, Jovane Cabral, e o Sporting de Braga a impor-se ao ‘remendado’ Benfica pelo mesmo resultado, no dia seguinte.

A verdade é que a final da 14.ª edição da Taça da Liga terá um encontro inédito, mas já com a garantia de um vencedor que somará o terceiro título da prova e um treinador que chegará ao segundo.

O Sporting venceu as finais de 2017/2018 e 2018/2019, ambas no desempate por grandes penalidades, depois de terem perdido as de 2007/08 e 2008/09, enquanto o Sp. Braga triunfou em 2012/13 e na época passada, sendo campeão em título.

Por seu lado, o treinador Rúben Amorim é o detentor da prova, que ganhou nos primeiros ‘passos’ da carreira, mas pelo Sporting de Braga, enquanto Carlos Carvalhal arrebatou a edição inaugural, em 2007/08, ao comando do Vitória de Setúbal, numa final face ao Sporting, decidida nos penáltis.

Na qualidade de líder da I Liga, e também por ter vencido os bracarenses, por 2-0, já em 2021, para a ronda 12 do campeonato, os ‘leões’ podem considerar-se ligeiramente favoritos.

Quanto à final de sábado, nenhuma das formações perdeu jogadores por castigo, mas, ao nível trágico a que está a pandemia da covid-19, é uma incógnita se qualquer das formações estará na máxima força, ou perto disso.

Rúben Amorim poderá, eventualmente, já poder contar com os ‘falsos positivos’ Nuno Mendes e Sporar, ao contrário de Luís Neto e Tabata, enquanto, que seja do conhecimento público, os ‘arsenalistas’ não têm qualquer infetado.

O encontro entre o Sporting e o Sporting de Braga, correspondente à final da 14.ª edição da Taça da Liga em futebol, realiza-se no sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com início às 19h45.

Com Lusa

Foto: Joaquim Dâmaso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.