Assinar
Sociedade

Fim de semana pode trazer cheias rápidas e inundações

Avisa a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta sexta-feira, dia 19, um “Aviso à população”, alertando que durante este fim de semana podem ocorrer situações de “cheias rápidas em meio urbano” e de “inundação por transbordo de linhas de água”.

Em função das condições meteorológicas presentes e previstas, a ANEPC considera “expectável que haja piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, e a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”.

Há também a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água, nas zonas historicamente mais vulneráveis; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.

A ANEPC alerta ainda para eventuais “danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia”.

A autoridade recorda que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.

Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48 horas realça-se para este sábado, dia 20, a ocorrência de chuva temporariamente forte a partir da manhã no litoral norte e centro, progredindo gradualmente para o restante território.

O vento será até 50 km/h do quadrante sul, por vezes, com rajadas até 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da tarde.

Há redução de visibilidade devido a chuva e possibilidade de nevoeiro matinal no interior.

No domingo, 21, a chuva será temporariamente forte durante a madrugada no interior, passando a aguaceiros, e há possibilidade de granizo e neve acima de 1000 metros de altitude.

O vento será até 30 km/h do quadrante oeste rodando para noroeste, por vezes temporariamente forte até 40 km/h nas terras altas. Pode notar-se redução de visibilidade devido a chuva e descida da temperatura.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.