Assinar
Ambiente

Novo serviço municipal pretende ajudar autoridades a defender o ambiente

O Serviço Municipal de Vigilância Ambiental de Leiria quer “promover atividades e operações de vigilância”

O Serviço Municipal de Vigilância Ambiental (SMVA) de Leiria entrou em funcionamento esta segunda-feira, dia 15, com a “missão de proteção e vigilância ambiental no concelho”.

Este serviço, que conta com uma equipa de vigilância ambiental,visa a prevenção e redução de ocorrências e infrações ambientais, contribuindo para a sustentabilidade do ambiente e dos recursos naturais”, explica a autarquia.

Entre os objetivos do SMVA contam-se a “promoção de atividades e operações de vigilância e proteção ambiental e a colaboração na ação fiscalizadora com as autoridades policiais ou administrativas, por forma a prevenir infrações ambientais”.

Além disso, deve “participar as transgressões ambientais detetadas no âmbito das suas ações, e desenvolver ações informativas e de sensibilização no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e à prevenção de infrações ambientais”.

O SMVA “não pretende substituir as forças de autoridade nem as entidades de fiscalização, mas antes ajudar no sistema de vigilância, em estreita articulação, visando quer a redução de crimes ambientais, quer o tempo de intervenção”, esclarece o município em comunicado.

A poluição e descargas em recursos hídricos, descargas de efluentes no solo, resíduos/substâncias perigosas, contentores, ecopontos, vidrões ou outros, limpeza urbana, pragas e doenças, viaturas abandonadas e recolha de monos serão áreas a que este serviço “estará especialmente atento”.

O município disponibiliza também canais de comunicação para que os munícipes possam emitir alertas relativamente a crimes ambientais detetados no concelho de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados