Assinar
Porto de Mós

Projeto ambiental recupera pedreira desativada na serra em Porto de Mós

O projeto tem uma previsão de conclusão de 10 anos

Uma pedreira desativada no concelho de Porto de Mós vai ser objeto de um projeto de recuperação ambiental e paisagística, que demorará uma década a ser concluído, no âmbito de uma parceria entre as autarquias locais e a Assimagra – Recursos Minerais de Portugal.

A Assimagra tem a responsabilidade de criar o projeto de recuperação e de o submeter à aprovação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e da Direção Geral de Energia e Geologia, pois “a recuperação será feita também através de inertes de outras produções extrativas, um processo que requer o devido licenciamento”, explica o Município de Porto de Mós.

O projeto, com uma previsão de conclusão de 10 anos, tem previsto financiamento através da caução deixada pela empresa exploradora e do apoio das empresas associadas da Assimagra, que “contribuem solidariamente para a recuperação de um território outrora relevante para o sector e que precisa de ser devolvido à natureza”, adianta a autarquia e comunicado.

A parceria inclui a junta de freguesia e a câmara de Porto de Mós e Assimagra, e avança depois da “suspensão da licença de exploração de uma pedreira que deixou de estar em atividade por insolvência da empresa”.

“A suspensão era essencial para que as autarquias pudessem desenvolver os esforços necessários para dar início ao processo de recuperação ambiental e paisagística daquele espaço”, explica o município.

“Este projeto é muito importante porque vem reparar uma ferida que tínhamos no território. É um projeto de longo prazo, mas fundamental para garantirmos um ambiente melhor para as futuras gerações”, refere o presidente da câmara de Porto de Mós, Jorge Vala.

Na perspetiva do presidente da Junta de Freguesia de Porto de Mós, “o difícil processo de suspensão da licença está finalmente concluído e agora o mais importante é partirmos para a recuperação do espaço”.

Para a vice-presidente executiva da Assimagra, Célia Marques, “este é um bom exemplo do compromisso indústria com os territórios onde opera e de como pode fazer a diferença em termos ambientais”.

“Queremos deixar uma marca positiva através da recuperação de uma antiga zona de produção, que vai ganhar uma nova vida com o projeto de recuperação ambiental que vamos empreender”, conclui.

No início do ano passado, o Município de Porto de Mós e a Assimagra assinalaram a conclusão da recuperação de um antigo aterro de inertes com a plantação de 2020 árvores.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados