Assinar
Leiria

GNR apreende 168 mil cigarros no distrito de Leiria

Valor estimado dos cigarros apreendidos ascende a 38 mil euros e nesta ação foi detido um homem e apreendida uma viatura.

dois
Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Um total de 168 mil cigarros em situação irregular foram apreendidos pela GNR no distrito de Leiria. A apreensão decorreu na última segunda-feira, revelou aquela força policial.  

O valor estimado dos cigarros apreendidos ascende a 38 mil euros e nesta ação foi detido um homem.

Os militares da GNR “abordaram uma viatura que transportava no seu interior os cigarros acondicionados em 8.400 maços de tabaco, verificando-se que não ostentavam a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional, nem se faziam acompanhar de qualquer documentação que atestasse a suspensão do imposto”, revela aquela força policial no seu site.

Esta apreensão levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Lisboa, decorreu “no âmbito de uma ação de patrulhamento destinada à prevenção e combate à evasão e fraude tributárias”.

Valor estimado dos cigarros apreendidos ascende a 38 mil euros Foto: GNR

Nesta ação foi detido um homem de 45 anos, suspeito de introdução fraudulenta no consumo. A viatura onde o detido circulava, foi apreendida e o caso foi remetido para o Tribunal Judicial de Pombal.

Segundo a GNR, os 168 mil cigarros apreendidos têm um valor de mercado de 38 mil euros, sendo que “a introdução no consumo dos produtos apreendidos teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco (IT) e de Imposto de Valor Acrescentado (IVA), superior a 30 mil euros”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados