Assinar
Marinha Grande

Praia da Vieira segura ATM mas Pedras Negras é despromovida

Pedras Negras deverá ser riscada da lista de praias próprias para banhos.

Oposição tinha reclamado alargamento de praias mas concelho perdeu mais uma Foto: Joaquim Dâmaso

A falta de caixa automática que permita levantamento de dinheiro na praia da Vieira durante a época balnear, cenário que chegou a ser temido localmente, não deverá acontecer. Recentemente, em meados de fevereiro, foi conhecida a decisão de retirada da última caixa ATM da praia, decisão do Banco Santander.


Localmente, chegou a recear-se o impacto da medida, sobretudo no verão, altura em que a praia regista um maior afluxo, especialmente de turistas. O problema deverá ser resolvido diretamente com a SIBS, empresa responsável pela gestão das redes Multibanco e ATM Express.

O acordo de cooperação com aquela empresa foi aprovado na última segunda-feira, em reunião do executivo. Segundo Cidália Ferreira, presidente da Câmara da Marinha Grande, a medida não terá custos para a autarquia, para além dos que se referem à manutenção. A nova caixa ATM será instalada no edifício do antigo posto dos correios, na Avenida Marginal da Praia.

Com o problema da disponibilidade de dinheiro para visitantes e residentes da praia da Vieira prestes a resolver-se, um outro irá aparecer nos planos municipais para a próxima época balnear, com arranque previsto para 10 de junho. É que a praia de Pedras Negras perdeu esse estatuto por decisão da APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

Esta é uma situação que mereceu duras críticas da oposição ao executivo. Os vereadores da CDU e MpM lamentaram a despromoção, apontado responsabilidades ao executivo socialista por não ter assegurado nova concessão para o local. “É triste, temos uma zona espetacular de praias e progressivamente estamos a perdê-las”, sintetizou Ana Monteiro (MpM).

Recorde-se que em novembro do ano passado, a oposição havia já reivindicado que fossem feitos esforços no sentido de reforçar a lista de praias consideradas como tal no concelho. As praias da Concha, Valadeiras e Samouco contam-se entre as que foram apontadas como justificando a sua promoção em próximas épocas balneares. Todavia, depois de ter perdido o apoio de praia, no próximo verão, Pedras Negras deverá ser riscada da lista de praias próprias para banhos.

A presidente do município, Cidália Ferreira, adiantou ser um assunto que a “preocupa” uma vez que se trata de uma praia “muito frequentada”. Mas lembrou que este ano o município assume os custos com os nadadores salvadores nas praias do concelho, admitindo que a medida possa ser concretizada também nas Pedras Negras.

A autarca argumentou ainda com o pouco tempo disponível para resolver a questão, uma vez que que a autarquia só no início do ano pode assumir competências nesta área: “até ao final de dezembro, a responsabilidade com a época balnear e as concessões, pertencia à APA”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados