Assinar
Leiria

Sismo de magnitude 3.0 sentido esta noite em Leiria

Abalo foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Figueira da Foz, Alcobaça, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós.

Um sismo de magnitude 3,0 na escala de Richter, com epicentro oito quilómetros a norte-noroeste de Leiria, foi sentido esta madrugada deste domingo, dia 21, em alguns concelhos da região.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que pelas “pelas 01:35 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Noroeste de Leiria”.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Leiria (Leiria)”.

Segundo o IPMA, foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Figueira da Foz (distrito de Coimbra), Alcobaça, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós.

Depois de ter revelado tratar-se de um sismo de magnitude 3.0, o IPMA atribuiu o grau 3.1 na escala de Richter ao abalo desta madrugada na relação de atividade sísmica que coloca online. Aí, todavia, o IPMA alerta que se trata de “informação preliminar, estando sujeita a atualizações”.

Localização do epicentro do sismo desta madrugada

Na escala de Mercalli modificada, o grau III de intensidade equivale a um sismo sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”.

Já o grau IV refere-se a um sismo em que os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.

Notícia atualizada às 12h24 com informação constante na relação da atividade sísmica facultada pelo IPMA.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados