Assinar
Fátima

Cardeal Tolentino de Mendonça apela a “novo começo”

Os lugares marcados no chão estavam todos ocupados ainda antes das 9 horas deste 13 de maio.

A primeira grande peregrinação do ano na Cova da Iria deixou muitos peregrinos fora do recinto do Santuário de Fátima, durante a celebração internacional aniversária.

Uma peregrina, que caminhou cerca de 200 quilómetros para estar presente nas celebrações, manifestava a sua tristeza por não ter conseguido entrar para ocupar um dos espaços marcados no chão.

Antes das 9 horas, os “lugares” já estava todos ocupados e mais ninguém podia entrar. Para quem entrou, o ambiente foi de calma e serenidade, respeitando as normas sanitárias impostas pela Direção-Geral da Saúde.

Nesta peregrinação, alusiva à primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, participaram 7.500 peregrinos.

O cardeal Tolentino de Mendonça apresentou Fátima como um “lugar de onde se pode iniciar um novo começo”.

Na homilia da peregrinação internacional aniversária, que decorreu hoje, 13 de maio, em Fátima, o Arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano desafiou os presentes a transformar “a crise em oportunidade” e “a calamidade em esperança”.

O também poeta defendeu que “não basta voltarmos exatamente ao que éramos antes: é preciso que nos tornemos melhores. É preciso que desconfinemos o nosso coração”.

Francisco envia mensagem aos peregrinos de Fátima

As celebrações deste 13 de maio, 40 anos depois do atentado ao Papa João Paulo II em Roma, ficaram marcadas pela mensagem do Papa Francisco aos fiéis de Fátima.

“Dou graças por se lembrarem de Nossa Senhora, por irem visitá-La e por guardarem no vosso coração este desejo de estar junto à Mãe”, afirmou o Santo Padre.

Aos peregrinos, Francisco pediu orações repetindo a frase que aqui havia dito a 12 de maio de 2017: “Temos Mãe”.

O Pontífice lembrou , em particular, aqueles que sofrem devido à pandemia – por falta de trabalho ou pela perda de entes queridos – e a “pobreza e miséria” que está a gerar.

Neste final de tarde, centenas de fiéis rezaram, em união com o Papa, o terço para invocar o fim da pandemia, na Capelinha das Aparições. Participaram os 25 santuários mais representativos de todo o mundo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.