Assinar
Nazaré

GNR apreende 1,8 quilos de meixão na Nazaré

Operação resulta de uma investigação com dois anos e levou também à detenção de um homem de 48 anos.

Um homem de 48 anos foi detido na sequência da apreensão de 1,8 quilos de meixão na Nazaré, informou a GNR de Leiria.

A apreensão, seguida de detenção por crime de dano contra a natureza, aconteceu dia 27 de maio, e é consequência de uma investigação do Núcleo de Crimes e Contraordenações Ambientais que se prolongava há dois anos, avança a guarda.

A operação implicou quatro mandados de busca domiciliária em que foi detetado aquela quantidade de meixão vivo em depósitos de água com sistemas de oxigenação, tendo em vista a comercialização.

Além da apreensão dos animais, cujo valor a GNR calcula poder rondar até 10 mil euros, foram também confiscados 1.750 euros em numerário, vários telemóveis, rádios, municções e materiais utilizados na pesca ilegal do meixão.

As crias de enguia, de nome científico Anguilla anguilla, são uma espécie considerada em perigo e cuja população tem sido fortemente reduzida devido à pesca ilegal. Os juvenis foram devolvidas ao habitat natural e os factos foram remetidos pela GNR para o Tribunal Judicial de Leiria.

Em toda a investigação, em que participaram também a PSP e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, no total foram apreendidos 115 quilos de meixão e detidos três indivíduos.


Secção de comentários

  • joaquim rosa disse:

    uma duvida. se é ilegal em portugal porque que no rio de caminha (PORTUGAL) é legal e é passada todos os anos algumas licenças para a tal pesca. visto que está em vias de extinção por estudos feitos a mais de 30 anos. porque que as pessoas no rio de caminha tem o direito de dizimar a especie como dizem, e os outros pescadores no resto do pais nao podem se sustentar do mesmo? se é ilegal para uns devia ser para todos. é que estas leis são uma comedia.. e ja podiam fazer estudos novos em relaçao a especie podia ser bom pra economia do pais. e que so em portugal esta em vias de extinçao se procurarem por informaçao nos outros paises este ano houve muita quantidade em relaçao a outros anos. por exemplo inglaterra, cuba, canada.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados