Assinar
Desporto

Leiria pode ter 700 eventos em 2022 no âmbito da Cidade Europeia do Desporto

“Provavelmente, teremos uns 600, 700 eventos”, afirma Carlos Palheira, vereador do desporto.

Leiria, que será Cidade Europeia do Desporto em 2022, pode vir a ter cerca de 700 eventos ao longo desse ano, estimou o vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal.

“Provavelmente, teremos uns 600, 700 eventos”, afirma Carlos Palheira, ressalvando que já se realizam no concelho, “se calhar, uns 400 ou 500” eventos.

Em declarações à agência Lusa, a propósito daquele título, conhecido no sábado, o vereador frisou, contudo, que “a questão não tem tanto a ver com o número” de eventos, mas “com a qualidade dos mesmos”.

“Nunca foi nosso propósito a candidatura ser orientada para o grande evento. Não é. Podemos ter grandes eventos – e já temos vários grandes eventos agendados –, mas não é essa a lógica, essa é uma consequência. A lógica será o desporto para todos e a massificação do desporto na nossa comunidade”, salientou o autarca.

Ainda assim, exemplificou que Leiria vai ter “grandes eventos desportivos, como a Taça da Liga de Futebol, a Taça da Europa de Lançamentos e muitos outros” de diferentes modalidades, além de formativos na área do desporto.

Previstos estão, igualmente, um evento de abertura da Cidade Europeia do Desporto 2022 e uma festa final de encerramento.

Em 18 de fevereiro de 2020, Carlos Palheira anunciou que Leiria iria candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto, porque “respira desporto”.

Na ocasião, o autarca considerou que o título ajudaria Leiria a aumentar a “notoriedade e visibilidade em termos nacionais e internacionais” e “projetará tudo o que de bom faz na área do desporto”.

No sábado, o presidente da Federação Europeia de Capitais e Cidades do Desporto (ACES, na sigla francesa), Gian Lupattelli, anunciou que Leiria será Cidade Europeia do Desporto em 2022, destacando que o município apresentou uma candidatura “muito forte”.

O resultado da avaliação, cuja pontuação (para vencer é necessário mais de 75) não quis revelar, teve como conclusão de que “Leiria fez um trabalho fantástico e é, de verdade, uma cidade europeia do desporto”, disse Gian Lupattelli.

Carlos Palheira afirmou agora que ser Cidade Europeia do Desporto 2022 “simboliza o reconhecimento da importância que o desporto assume” no concelho, com 126 mil habitantes.

“Temos imensas instalações desportivas e muito diversificadas, temos um tecido associativo muito diverso e dinâmico”, com cerca de 180 coletividades, exemplificou, apresentando, ainda, os “níveis de prática desportiva muito acima da média nacional – 57% da população é ativa” ou os resultados desportivos.

Questionado sobre que balanço gostaria de fazer no final de 2022, o vereador mencionou o aumento do “reconhecimento do desporto em termos sociais”, que classificou como “importantíssimo”, dos “níveis de adesão das pessoas à prática desportiva”, pois é fator de “promoção da saúde, mas também da coesão do território e das populações”, e das infraestruturas desportivas.

Um sucesso será também haver “um maior envolvimento e uma maior articulação em rede entre as associações desportivas”, acrescentou.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.