Assinar
Bombarral

Palácio Gorjão recebe obras de reabilitação até final de 2022

Intervenção irá centrar-se na resolução das patologias decorrentes das intervenções estruturais, mas também na modernização e na garantia de acessibilidade.

Será um caminho longo mas que pretende dar uma nova vida ao Palácio Gorjão, no Bombarral, um edifício do século XVII.

O equipamento, onde desde a década de 1990 está localizado o Museu Municipal do Bombarral, vai receber obras de reabilitação, ao longo dos próximos 18 meses.

A concretização deste projeto é motivo de grande satisfação para Ricardo Fernandes, autarca do Bombarral, que, esta sexta-feira, acompanhou o início dos trabalhos, tendo em conta o valor histórico-cultural deste edifício do século XVII.

Da comitiva que acompanhou o início da obra fizeram ainda parte o vice-presidente da autarquia, Nuno Vicente, os técnicos da empresa responsável pela obra, o arquiteto que executou o projeto, bem como técnicos da autarquia. 

No que se refere ao edifico do Palácio Gorjão, a intervenção irá centrar-se na resolução das patologias decorrentes das intervenções estruturais realizadas ao longo dos anos, mas também na modernização e na garantia de acessibilidade integrada dos espaços e serviços, nomeadamente com a colocação de um elevador que fará a ligação entre os vários pisos, refere a Câmara do Bombarral em comunicado.

As obras consistem em alterar alvenarias, paredes, cantarias, coberturas, estruturas em madeira, tetos falsos, infraestruturas básicas e elétricas, telecomunicações, sistema de segurança contra incêndios, efetuar nova pintura e introduzir infraestruturas de produção sustentável de energia e acessibilidades para todos.

O Palácio Gorjão é um edifício que data do século XVII e está classificado como imóvel de interesse público desde 1996, de acordo com o site da Direção-Geral do Património Cultural. Pertencia a privados até ser adquirido pela câmara do Bombarral, que aí instalou o museu municipal, o posto de turismo, a biblioteca, um auditório e um anfiteatro ao ar livre

O projeto contempla ainda uma intervenção no espaço da Biblioteca Municipal, onde será criada uma sala infantil e um pátio lúdico, para além da ampliação das zonas de leitura geral e de informática e da criação de um espaço para a instalação de uma fonoteca/mediateca.

Também o Anfiteatro Municipal será alvo de intervenção, a qual consiste no incremento da lotação e na criação de condições de maior conforto e acessibilidade.

A obra de reabilitação do Palácio Gorjão, conta com um valor de investimento superior a 1 milhão e 800 mil euros, cofinanciado pelo FEDER em cerca de 960 mil euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.