Assinar
Ambiente

Alunos de Leiria e Marrazes retiram 35 kg de lixo das dunas da praia do Pedrógão

Assinalando a Semana Verde Europeia, Leiria promove um conjunto de atividades destinadas à comunidade.

Alunos ajudaram a recolher muitos resíduos espalhados nas dunas da praia de Leiria Foto: CML

Crianças de duas turmas das escolas EB1 Marrazes e Jardim Escola João de Deus retiraram 35 kg de lixo das dunas da praia do Pedrógão segunda-feira, 31 de maio, no início da Semana Verde Europeia – #EUGreenWeek.

A ação “Praia limpa” levou até à praia do concelho de Leiria algumas dezenas de alunos para uma ação de sensibilização sobre o impacto do lixo marinho nos ecossistemas costeiros, cumprindo o lema escolhido para esta Semana Verde Europeia, “Poluição Zero – para um planeta e pessoas mais saudáveis”.

No cordão dunar, as crianças constataram no terreno o dano causado pela poluição, não só para a vida marinha como também para o próprio ecossistema dunar, fragilizado e ameaçado pela força da ação humana.

Entre as dunas, as crianças detetaram e retiraram 35 kg de resíduos, numa ação em que também descobriram, com a ajuda do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, como circular naquele sensível território: sem pisotear as dunas para não perturbar os diversos habitats ali existentes.

Pelo caminho, aprenderam também a controlar o chorão-das-praias, uma planta invasora que ameaça as duas no Pedrógão.

No âmbito da Semana Verde Europeia, nos próximos dias decorrem mais ações: formação com trabalhadores do município de Leiria na área da gestão de resíduos, duas oficinas para aprender a fazer sabonetes ecológicos com óleo alimentar usado e, na sexta-feira, 4 de junho, uma performance pedagógica no Museu de Leiria, onde as artistas Inesa Markava e Laura Perdomo ajudam a interpretar a exposição “Plasticidade – Uma história dos plásticos em Portugal”. No mesmo dia há Dia Aberto na ETAR de Olhalvas, convidando os leirienses a saber como é feito o tratamento das águas residuais da região (inscrições através de visitas.adcl@adp.pt).

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.