Assinar
Leiria

Aviso laranja regressa este domingo à região por causa da previsão de trovoada

Para os próximos dias, o IPMA prevê “uma situação de instabilidade potencialmente severa”

Leiria conta-se entre os treze distritos do norte e centro de Portugal continental que estarão sob aviso laranja este domingo, com previsão de trovoada e rajadas de vento.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre 12 e as 21 horas deste domingo, haverá maior probabilidade de trovoada nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre.

Em todos estes distritos estão previstos ainda aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, também no período entre as 12 e as 21 horas.

A temperatura máxima irá variar, nestes distritos, entre os 33 graus de Santarém e os 24 graus na Guarda. Para Leiria estão previstos 28 graus de temperatura máxima.

No restante território, continental e ilhas, a previsão é de céu limpo ou pouco nublado.

Entretanto, ontem, sábado, o IPMA emitiu um comunicado dando conta da previsão de ocorrência de condições meteorológicas adversas no continente, nos próximos dias.

O estado do tempo em Portugal continental, explica o IPMA, “vai ser influenciado por uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, associada nos níveis baixos, a um vale invertido que vai desde o norte de África até à Península Ibérica, e que transporta sobre o território, uma massa de ar com características tropicais”.

Para os próximos dias, o IPMA prevê “uma situação de instabilidade potencialmente severa, especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, onde localmente ocorrerão aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes”.

Atendendo à incerteza sobre o local onde ocorrerão estes episódios meteorológicos mais severos, o IPMA aconselha que sejam acompanhados de pertos os avisos meteorológicos.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados