Assinar
Leiria

Leiria com aviso laranja. Vem aí trovoada, calor, vento, chuva e granizo

É a trovoada e a possibilidade de rajadas que justificam o aviso meteorológico laranja para o distrito

Trovoada, rajadas de vento, precipitação que pode ser de granizo e calor. Esta é a receita meteorológica para este sábado que coloca o distrito de Leiria com aviso meteorológico laranja e amarelo.

É a trovoada e a possibilidade de rajadas que justificam o aviso laranja para o distrito de Leiria, bem como para 12 outros distritos do continente (sobretudo no norte e centro).

Este aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera está em vigor desde as 6h29 e prolonga-se até às 21 horas deste sábado.

Efetivamente, esta manhã, o registo de descargas elétricas atmosféricas, disponibilizado pelo IPMA, revelava já atividade no continente português, precisamente na área dos distritos de Leiria e Coimbra.

Descargas elétricas no continente português na manhã de sábado Fonte: IPMA

Em paralelo, está em vigor um aviso amarelo para a possibilidade de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, no mesmo intervalo de tempo.

Efetivamente, o IPMA prevê, para hoje, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas, sendo mais prováveis no interior Norte e Centro durante a tarde.

O vento será fraco a moderado (até 25 km/h) predominando do quadrante leste, sendo temporariamente do quadrante oeste no litoral durante a tarde e soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde.

Este quadro de instabilidade será acompanhado de uma subida da temperatura. Para Leiria está prevista uma temperatura máxima de 32 graus para este sábado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.