Assinar
Leiria

Leiria com aviso laranja. Vem aí trovoada, calor, vento, chuva e granizo

É a trovoada e a possibilidade de rajadas que justificam o aviso meteorológico laranja para o distrito

Trovoada, rajadas de vento, precipitação que pode ser de granizo e calor. Esta é a receita meteorológica para este sábado que coloca o distrito de Leiria com aviso meteorológico laranja e amarelo.

É a trovoada e a possibilidade de rajadas que justificam o aviso laranja para o distrito de Leiria, bem como para 12 outros distritos do continente (sobretudo no norte e centro).

Este aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera está em vigor desde as 6h29 e prolonga-se até às 21 horas deste sábado.

Efetivamente, esta manhã, o registo de descargas elétricas atmosféricas, disponibilizado pelo IPMA, revelava já atividade no continente português, precisamente na área dos distritos de Leiria e Coimbra.

Descargas elétricas no continente português na manhã de sábado Fonte: IPMA

Em paralelo, está em vigor um aviso amarelo para a possibilidade de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, no mesmo intervalo de tempo.

Efetivamente, o IPMA prevê, para hoje, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas, sendo mais prováveis no interior Norte e Centro durante a tarde.

O vento será fraco a moderado (até 25 km/h) predominando do quadrante leste, sendo temporariamente do quadrante oeste no litoral durante a tarde e soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde.

Este quadro de instabilidade será acompanhado de uma subida da temperatura. Para Leiria está prevista uma temperatura máxima de 32 graus para este sábado.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.