Assinar
Sociedade

Missão Continente apoiou instituições de Leiria com 309 mil euros em excedentes alimentares

O programa beneficiou no ano passado 37 instituições de solidariedade social e 17 associações de apoio e bem-estar animal

Foram 54 as instituições do distrito de Leiria que receberam 309 mil euros em excedentes alimentares, angariados pela Missão Continente através das lojas Continente da região.

Segundo o balanço do programa, estes apoios beneficiaram 37 instituições de solidariedade social e 17 associações de apoio e bem-estar animal no distrito.

Já a nível nacional, a Missão Continente distribuiu no ano passado um total de 13,8 milhões de euros em excedentes alimentares a 1.170 instituições de norte a sul do país.

Deste montante, 9 milhões de euros foram repartidos por 819 instituições de solidariedade social, 1,9 milhões de euros por 351 associações de apoio animal, tendo os colaboradores da Sonae MC também beneficiado dessa ajuda alimentar num total de 2,9 milhões de euros.

Segundo refere o grupo em comunicado, “os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições de segurança e higiene alimentar, e, portanto, de consumo”. Estes bens  incluem produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

“O combate ao desperdício alimentar é um dos pilares de atuação da Missão Continente que, desta forma, garante o reaproveitamento de produtos que os clientes já não selecionam e os encaminham para quem deles possa beneficiar”, refere a mesma nota.

Campanha Ajuda Vale até 6 de junho

Entretanto, prossegue a campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome até 6 de junho, através de vales disponíveis nos supermercados e de donativos “online”.

A iniciativa decorre através da Ajuda Vale e do site alimentestaideia.pt, uma vez que as medidas de segurança relacionadas com a pandemia de Covid-19 impedem ainda a realização da tradicional recolha de alimentos com voluntários, segundo a organização.

Sob o lema “À nossa mesa há sempre lugar para mais um”, a campanha visa sensibilizar a população para contribuir “no apoio a famílias que vivem situações de carência alimentar todos os dias”.

A participação pode ser feita através da modalidade Ajuda Vale, já utilizada em campanhas anteriores, e que assenta na contribuição através de vales de produtos disponíveis nas caixas dos supermercados.

Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que se pretendam doar. O Banco Alimentar disponibiliza igualmente o portal de doação ‘online’ alimentestaideia.pt, onde se podem escolher bens perecíveis para doar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados