Assinar
Pombal

Osso da Baleia abre época balnear com novo estacionamento e parque de merendas renovado

A inauguração das obras de requalificação na praia do concelho de Pombal decorreu ontem, quarta-feira, dia 30 de junho.

A Praia do Osso da Baleia, localizada na freguesia do Carriço, em Pombal, conta a partir de agora com um renovado parque de merendas e um novo parque de estacionamento com quase 9 mil metros quadrados, dispondo de cerca de 198 lugares para carros ligeiros e de três para autocarros.

A cerimónia de inauguração das obras de requalificação de ambas as valências foi realizada esta quarta-feira, 30 de junho, dando a conhecer as novidades do parque de merendas, que dispõe agora de mobiliário novo, incluindo bancos, papeleiras, suportes para bicicletas e ainda um inovador equipamento destinado às crianças, uma pirâmide de cordas que promete proporcionar muitos momentos de diversão aos mais pequenos.

Com vista a criar novas áreas de sombra no futuro, foram implementadas espécies arbóreas, os conhecidos “pinheiros mansos”, muito comuns nas zonas dunares. O renovado parque está também equipado com uma nova estrutura de apoio com instalações sanitárias, a pensar na comodidade das famílias.

De forma a melhorar o acesso aos visitantes, foi criado um corredor pedonal delimitado até à praia e a ligação em segurança entre o parque de merendas e o parque de estacionamento. As obras foram totalmente financiadas pela Câmara Municipal de Pombal e implicaram um investimento de 480 mil euros (106 mil euros, na renovação do parque de merendas, e 374 mil euros no novo parque de estacionamento).

Segundo o presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, estas obras representam “uma qualificação da oferta da Praia do Osso da Baleia” e “a concretização de um trabalho que deve ser continuado para bem do desenvolvimento turístico do concelho de Pombal”.

O autarca lembrou ainda que as novas infra-estruturas fazem parte do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, onde estão previstos outros projetos, como um passadiço que pretende ligar a Praia do Osso da Baleia à Praia do Urso, localizada a cerca de três quilómetros a sul, e que Diogo Mateus espera ver concretizado no futuro.

Na mesma ocasião, realizou-se a cerimónia do hastear da Bandeira Azul, distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental e que a Praia do Osso da Baleia recebe pela 18ª vez consecutiva; da Bandeira de Praia Acessível, atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação; e ainda da Bandeira de Qualidade de Ouro, uma distinção da Quercus.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.