Assinar
Porto de Mós

Piscina biológica com vista para o parque natural? A ideia vai a votos

“Existe uma lagoa abandonada, situada num local com fraca densidade populacional e com uma paisagem deslumbrante”, aponta Gonçalo Cordeiro, na proposta que submeteu a votação.

E se uma piscina panorâmica surgisse em Portela do Vale de Espinho (Arrimal), em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros? A proposta é apresentada em mais uma edição do Orçamento Participativo de Porto de Mós, atualmente na fase de votação.

A intervenção naquela zona já foi colocada à votação em anos anteriores, sem sucesso. Agora, volta à carga. Objetivo? Proporcionar a possibilidade de banhos na lagoa.

“Existe uma lagoa abandonada, situada num local com fraca densidade populacional e com uma paisagem deslumbrante”, aponta Gonçalo Cordeiro, na proposta que submeteu a votação, similar à ideia já apresentada nas edições de 2018 e 2020 do OP.

A ideia passa por requalificar o espaço e criar uma “zona piscina infinita”, assegurando que “a purificação da água seja feita através de processos naturais”. Há outras cinco propostas a votação.

A criação de um campo de padel no Juncal, a criação de zonas de miradouro e repouso na via pedonal da Lapa, em Alqueidão da Serra, a requalificação do circuito de manutenção, em Pedreiras, a requalificação da “Eira da Maquina” – entrada suI de Serro Ventoso e a beneficiação do “Pinhal do Povo”, são outras das propostas.

A votação está em curso, termina no final de agosto e o projeto vencedor contará com uma verba máxima de 75 mil euros para ser concretizada.

Com a participação alargada a maiores de 16 anos, a edição deste ano do OP conta com a possibilidade de voto em duas propostas. A votação pode decorrer online, em op.municipio-portodemos.pt ou presencialmente em Assembleias Participativas, a decorrer nas Juntas de Freguesia.

A conservação e restauro da talha dourada da antiga igreja matriz de Mira de Aire foi a proposta vencedora da última edição do Orçamento Participativo. Na edição anterior, também Mira de Aire foi a freguesia contemplada, com a conclusão das obras no pavilhão desportivo da escola secundária local.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados