Assinar
Leiria

Ribeira das Carpalhosas dá origem a novo percurso pedestre no concelho de Leiria

Circuito deve estar concluído no final de agosto. Pode ser feito a pé, a correr ou de bicicleta.

ribeira das carpalhosas
Foto: ARCV

Os trabalhos já começaram e devem estar concluídos no final de agosto. A Rota da Ribeira das Carpalhosas está a nascer na localidade de Souto da Carpalhosa, em Leiria, e estende-se ao longo de 15 km que podem ser realizados a pé, a correr e de bicicleta.

O projeto é da Associação Recreativa e Cultural Valpedrense (União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa) e, ao longo da rota, serão utilizados alguns caminhos públicos existentes mas também terrenos privados. Numa nota de imprensa, a Associação explica que foi um “grande desafio” conseguir o consentimento dos proprietários para que a rota passasse pelos seus terrenos. “A adesão foi excelente: 58 proprietários apoiaram este projeto”, refere a coletividade.

A Rota da Ribeira das Carpalhosas será um percurso pedestre e ciclável, com o piso do terreno natural existente, em harmonia com a natureza e património existente. Com início numa das nascentes da ribeira, em Bidoeira de Cima, o percurso atravessa a freguesia de Souto da Carpalhosa, e prossegue até ao rio Lis, na Carreira.

Entre os principais pontos de interesse da rota, há três parques de merendas, um açude, nove pontes, quatro moinhos, dois fornos de cal, um lagar de azeite e diversos canais de irrigação. Quando concluído o projeto, o circuito vai dispor de QRCodes no trajeto, que permitirão ao utilizador saber mais sobre cada um dos pontos de interesse, e será criada também uma página de internet, com informação sobre o percurso pedestre.

Para os adeptos das atividades na natureza, há ainda oportunidade de conhecer melhor a região através da buscas de caches.

Com uma extensão total de 15,5 km e um declive aproximado de 200 metros, a ARC Valpedrense salienta que se pretende que este trajeto seja “completamente inclusivo, sem qualquer barreira arquitetónica”. Estima-se que a distância demore cerca de 48 minutos a percorrer de bicicleta, 1h40 a correr e perto de 3h30 a caminhar.

A ARC Valpedrense viu aprovado, por unanimidade, um apoio da autarquia, no valor de 68 mil euros, na última terça-feira, para a execução do percurso.

Atualmente o concelho de Leiria já dispõe de alguns percursos pedestres homologados, distribuídos por várias freguesias. Rota do Vale do Lapedo, Rota dos Moinhos do Rei, Rota da Nascente do Lis ou Rota do Peregrino são apenas alguns desses trajectos, possíveis de consultar em Visite Leiria.

(Atualização no dia 12 de julho, pelas 12h08, com indicação do valor do apoio atribuído pela autarquia)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados