Assinar
Cultura

Saúde mental é o tema do primeiro Poemacto Clandestino

Esta sexta-feira, 23 de julho, no Espaço O Nariz, em Leiria, há poesia e pintura ao vivo de Abílio Febra. Os donativos revertem para AMITEI.

O coletivo de poesia de Leiria, Luz Clandestina, junta forças a Poemacto para iluminar uma temática que frequentemente vive no escuro: a saúde mental. Num evento solidário, poetas (e não só) vão ajudar a associação de Marrazes, AMITEI. É já esta sexta-feira, 23, às 19h, no Espaço O Nariz, em Leiria.

Será o primeiro momento de Poemacto Clandestino, resultado da colaboração do projeto Luz Clandestina com poetas de Lisboa e Mortágua, em Viseu.

Andreia Mateus, André Fonseca, André Pereira e Ruben Marques são os poetas “clandestinos” de Leiria que se juntam ao Poemacto neste novo projeto que é um ato de fé “no poder da arte e da cultura em Portugal”, afirma o coletivo na página do evento.

“É um projeto bonito, com uma luz imensa”, acrescentam os responsáveis de Poemacto Clandestino.

Nesta sessão dedicada à saúde mental, o artista plástico Abílio Febra vai pintar ao vivo sobre o tema e a plateia poderá fazer donativos de valor livre para a Associação de Solidariedade Social de Marrazes (AMITEI), ficando habilitada a ganhar as peças produzidas.

A AMITEI trabalha questões de isolamento social nos mais idosos, motivo pelo qual foi escolhida pelo coletivo.

“O evento é de poesia, mas o objetivo é unir a arte à solidariedade”, avança o coletivo.

De realçar a iniciativa da Luz Clandestina no Natal, que consistiu em espalhar 36 garrafas com luz e poesia por Leiria, em espaços como a Biblioteca Afonso Lopes Vieira e a Ludoteca Municipal.

Depois vieram os diretos no Instagram, a presença no Ronda Leiria Poetry Festival e na Feira do Livro 2021.

“Esta é a motivação. Unir pessoas é o caminho em que acreditamos. Criar uma corrente invisível de luz e de amor, de atenção!”, afirma André Fonseca, poeta na Luz Clandestina, em comunicado.

A entrada no Espaço O Nariz é gratuita, mas a reserva de lugar é obrigatória em https://linktr.ee/Poemacto

(notícia atualizada às 12h15 de 22 de julho de 2021 com atualização dos nomes dos poetas participantes)

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.