Assinar
Desporto

Tóquio2020: João Almeida bateu-se com adversários “num patamar acima”

Ciclista de A-dos-Francos faz um balanço “muito positivo” da sua participação nos primeiros Jogos Olímpicos e espera estar em Paris 2024.

O caldense João Almeida, 16.º classificado no contrarrelógio do ciclismo de estrada de Tóquio2020, disse hoje que a prova “muito dura” e adversários “num patamar acima” fizeram a diferença.

João Almeida, atual campeão luso da especialidade, foi o melhor representante português, ao terminar a 3.29 minutos do vencedor, na 16.ª posição, enquanto Nelson Oliveira acabou a 3.55, no 21.º lugar.

O esloveno Primoz Roglic, de 31 anos, cumpriu os 44,2 quilómetros em circuito em Fuji em 55.04 minutos, 1.01 minutos mais rápido do que o holandês Tom Dumoulin, que ficou com a prata – tal como no Rio2016 -, e 1.04 em relação ao australiano Rohan Dennis, medalha de bronze, apenas centésimos mais rápido do que o suíço Stefan Küng, de fora das medalhas por menos de um segundo.

“Foi um contrarrelógio muito duro, como esperávamos, em condições também muito duras. Não estive no meu melhor, mas estou satisfeito e já contente de estar aqui. É bom para aprender”, explicou o corredor da Deceuninck-QuickStep, o terceiro mais novo em prova aos 22 anos.

Segundo o jovem das Caldas da Rainha, não só as condições, mas também um arranque “um pouco forte demais” para o que a duração da prova pedia podem tê-lo prejudicado, mesmo que tenha encontrado adversários “num patamar acima”.

“Trouxeram um ritmo muito melhor. Tenho de continuar a trabalhar”, explicou.

Ainda assim, o balanço dos primeiros Jogos “é muito positivo” e espera agora estar em Paris2024, uma ambição que assumiu desde logo. “Agora já sou olímpico”, atirou.

Na prova de fundo, João Almeida tinha sido 13.º classificado, na estreia olímpica, e Nélson Oliveira conseguiu o 41.º posto. Na prova de contrarrelógio, Nélson Oliveira foi 21º classificado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.