Assinar
Leiria

Gravação de série televisiva transporta Largo da Sé para os tempos imaginados por Eça de Queirós

Filmagens em curso da série televisiva que será exibida na RTP1, motivam “regresso” ao passado.

O Largo da Sé de Leiria, que Eça de Queirós terá imaginado para ser calcorreado pelas personagens que criou em “O crime do padre Amaro”, surge agora recriado, quase século e meio depois de revelado com a publicação da obra.

À ficção que retratou a cidade do Lis a viver o tempo de tensões entre liberais e o conservadorismo católico, faltava-lhe a oportunidade de se materializar.

Graças às filmagens em curso da série televisiva que será exibida na RTP1, em data a anunciar, é literalmente com os pés assentes na terra que os atores vão dar ao Largo da Sé a oportunidade de viver a história que o tornou central neste clássico da literatura lusa.

O amor proibido de Amaro e Amélia foi vivido em tempos de animais em vez de automóveis e de tendas que faziam a vezes de mercearias e supermercados. É isso que surge aos olhos de quem passa por perto.

Leonel Vieira é o responsável pela realização da nova série, protagonizada pelos atores José Condessa e Bárbara Branco, que interpretam, respetivamente, o padre Amaro e a jovem Amélia.

As imagens registadas esta segunda-feira, retratam o Largo da Sé de Leiria tal como agora se travestiu para receber a narrativa imaginada no século XIX, possibilitando uma inédita viagem ao passado no coração da cidade.

Com um pouco de imaginação, quase que é possível visualizar o pároco da Sé, José Miguéis, no largo, a sonhar com uma próxima farta refeição. Eça de Queirós deu-lhe guarida na sua narrativa e descreveu-o como sendo conhecido entre os seus pares como o “comilão dos comilões”, hábito que lhe roubou longevidade.

Todavia, o prato forte da sua obra é o amor proibido entre um padre e uma rapariga de 23 anos. Revelou-se indigesto para alguns.

“O crime do padre amaro”, obra publicada em 1875, suscitou polémica, sendo uma referência da literatura portuguesa e uma das obras de maior importância de Eça de Queirós, escritor que esteve vários anos na cidade de Leiria, tendo sido nomeado administrador do concelho de Leiria em 1870.

Para além do Largo da Sé, diversos outros locais do concelho têm sido cenário da rodagem da série, cujas filmagens se prevê decorrerem até final deste mês.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.