Assinar
Cultura

Gravações de “O Crime do Padre Amaro” estão a decorrer em Leiria

As gravações da série televisa para a RTP1 começaram a 19 de julho e terminam no final de agosto.

Pela primeira vez, a obra de Eça de Queirós, “O Crime do Padre Amaro”, ganha adaptação produzida no cenário original, em Leiria. Trata-se da segunda adaptação do romance para série televisiva, sendo a primeira referente à mini-série realizada pela SIC, em 2005.

José Raposo, Manuel Raposo e José Condessa têm estado a gravar no centro de Leiria Foto: Espaço Eça

Assinada pelo realizador Leonel Vieira, a nova série, para a RTP1, é protagonizada pelo casal de atores José Condessa e Bárbara Branco, que interpretam os protagonistas do romance: o padre Amaro e a jovem Amélia, “a mais bela rapariga de Leiria”.

Esta é a segunda vez que a atriz de Cascais encarna uma personalidade leiriense. Recentemente, deu vida à “Doce” Fátima Padinha, no filme “Bem Bom”, lançado no início de julho.

José Raposo, Diogo Martins, Joaquim Nicolau, Manuel Raposo e Sérgio Praia também fazem parte do elenco, que tem estado a gravar em vários locais do concelho de Leiria desde a semana passada, nomeadamente no Solar do Visconde, na Barreira, no largo da Sé e na Quinta de São Venâncio.

Previstas para terminar no final de agosto, as gravações estendem-se a outros edifícios e ruas do centro histórico de Leiria, bem como na Ortigosa, no Agromuseu Municipal D. Julinha.

Apoiada pelo Município de Leiria, esta nova produção surge num contexto de complemento cultural às iniciativas já realizadas na cidade para homenagear Eça de Queirós, figura incontornável do panorama leiriense, tendo sido nomeado administrador do concelho de Leiria em 1870 – ano em que iniciou funções em Administração Pública.

Além disso, o romance sobre o amor proibido de Amaro e Amélia apresenta-se como uma das referências “mais significativas da literatura portuguesa que aborda o cenário de Leiria e arredores no século XIX”, explica o município de Leiria, num comunicado, a anunciar o apoio.

A série “O Crime do Padre Amaro” terá seis episódios com 45 minutos cada e será exibida na RTP1, em data a anunciar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.