Assinar
Leiria

Julho foi fresco? Máximas em Leiria foram quase quatro graus mais baixas que em 2020

Se julho lhe pareceu um mês mais fresco que o usual, saiba pois que os dados lhe dão razão.

Em Leiria, em média, em julho deste ano, a temperatura máxima foi de 24,6 graus. O ano passado foi de 28,2 graus. São 3,6 graus de diferença.

Este ano, a mínima foi, em média, de 14,6: menos 0,7 graus que o ano passado no mesmo período. Entre as capitais de distrito, só Viana do Castelo, Aveiro e Porto tiveram as máximas em valores médios mais baixos que Leiria.

Se julho lhe pareceu um mês mais fresco que o usual, saiba pois que os dados lhe dão razão. O boletim climatológico recentemente divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referente a julho, descreve-o como “frio e seco”.

Uma situação que contrasta com o mês de julho do ano passado, na altura classificado como “extremamente quente e seco”.

Em Leiria, no espaço de três dias, registou-se a temperatura mais baixa do mês e a mais alta. De acordo com o boletim, a 13 de julho, Leiria contou com uma temperatura mínima de 10,5 graus. Três dias mais tarde, atingiu os 37 graus de temperatura máxima, a 16 de julho, o dia mais quente do mês na cidade.

A nível do continente português, “o valor médio da temperatura média do ar, 21.54 °C, foi -0.63 °C inferior ao valor normal 1971- 2000, sendo o 5º valor mais baixo desde 2000”, adianta o IPMA. “O valor médio de temperatura mínima do ar, 14.59 °C, foi o terceiro mais baixo desde 2000”, reforça o instituto.

A sensação de que este mês de julho está abaixo do usual é reforçada pela memória do ano passado.

Efetivamente, em julho de 2020, a temperatura máxima mais elevada em Leiria  também foi registada no dia 16 (38 graus) e a mínima (10 graus) ocorreu dia 4. Todavia, o mês foi mais quente, uma vez que a temperatura máxima foi, em média, 28,2 graus, contra os 24,6 deste ano. Aliás, no continente, julho de 2020 foi o mais quente desde 1931.

Regressando a este ano, em termos de precipitação, no continente, “o valor médio da quantidade de precipitação em julho, 3.7 mm, foi inferior ao valor normal 1971-2000”. Em Leiria, registaram-se 4.8 mm. Em 2020, Leiria contou com 0,6 mm e o país 4.0 mm.

Com cerca de 55% do país em situação de seca fraca ou moderada no final de julho, o distrito de Leiria encontrava-se, na sua metade norte, em situação normal. A zona sul do distrito apresentava uma situação de seca meteorológica fraca, aponta o boletim.

E os dias que se seguem?

Com agosto tímido na região, com dias mais frescos que o usual, a previsão para os próximos dias aponta para temperaturas máximas que oscilam, em Leiria, entre os 24 graus de amanhã e os 28 de sábado, não se prevendo precipitação.

A médio prazo, a previsão disponibilizada no site do IPMA aponta, pelo menos até dia 23, para uma tendência para temperaturas médias abaixo do usual para a época para as regiões do litoral e toda a região centro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.