Assinar
Marinha Grande

Marinha Grande recebe primeiro congresso internacional sobre ambiente e sustentabilidade

O congresso acontece em formato online e presencial nos dias 17 e 18 de setembro.

A necessidade de aprofundar conhecimentos sobre os “desafios que se abatem sobre o litoral português”, bem como as “valências, fragilidades e potencialidades” da costa nacional são o mote para o I Congresso Internacional “Ambiente e Sustentabilidade”, na Marinha Grande.

Organizada pela Oikos- Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria e pela Câmara Municipal da Marinha Grande, a iniciativa pretende colocar este concelho na “rota dos eventos científicos dedicados a temáticas ambientais”, explica a sinopse do congresso.

Dedicado ao tema “O Litoral e os desafios do futuro”, o congresso acontece em formato misto (online e presencial), nos dias 17 e 18 de setembro, no auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande.

Educação ambiental e litoral, desenvolvimento e sustentabilidade, emergência climática e adaptação, bem como ecossistemas aquáticos e litoral são os tópicos que estarão em cima da mesa.

A conferência arranca dia 17 com a sessão de abertura às 9h30, na qual irão estar presentes Mário Oliveira, presidente da Oikos, Cidália Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, e Pimenta Machado, vice-presidente do Conselho Diretivo da APA (Agência Portuguesa do Ambiente).

Segue-se o painel “O Litoral e os desafios do futuro” com os contributos de quatro professores universitários de Coimbra, Lisboa e Algarve.

O último debate centra-se no tópico “Litoral, educação e sustentabilidade” e será abordado pela bióloga Karélia Costa; por Dione Kitzmann, da Universidade Federal do Rio Grande, no Brasil; Teresa Mouga, professora do Politécnico de Leiria; Juarês Aumond, da Universidade Regional de Blumenau, no Brasil, e Sónia Guerra, do Município da Marinha Grande.

No dia 18, está programada uma saída de campo, entre as 9 e as 13 horas pelo litoral da Marinha Grande.

As inscrições para participar no congresso já estão abertas, podendo ser realizadas até 16 de setembro, através do preenchimento de um formulário em Formulário de Inscrição (google.com). A participação é gratuita.

O evento encontra-se ainda acreditado como curso de formação destinado a educadores de infância e professores dos ensinos básico, secundário e educação especial.

Mais informações sobre o congresso, incluindo a programação completa, podem ser consultadas aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados