Assinar
Autárquicas 2021

Nazaré: Bastião socialista colocado à prova pela oposição nas próximas eleições autárquicas

Cinco candidatos concorrem à presidência da Câmara da Nazaré no próximo dia 26 de setembro. Conheça as suas prioridades.

Nazaré

População residente 14.889
Eleitores 14.174
Freguesias 3
Câmara Municipal 7 eleitos
Assembleia Municipal 21 eleitos

De bastião socialista com Luís Monterroso, a Nazaré foi território “laranja” com Jorge Barroso durante duas décadas, mas Walter Chicharro recuperou a Câmara para os socialistas há oito anos.

Nas últimas eleições autárquicas, reforçou a votação de 2013 e elegeu, pela primeira vez na história do concelho, cinco vereadores. Agora, o socialista disputa a derradeira campanha como candidato a presidente de Câmara da Nazaré.

Três dos adversários políticos de Walter Chicharro têm experiência na Assembleia Municipal e tentam agora chegar aos Paços do Concelho, colocando à prova a maioria socialista.

O PSD, que apesar de uma ligeira subida em 2017 não conseguiu ir além dos dois vereadores, candidata a líder da concelhia para o despique, Fátima Duarte. A ex-vereadora, número dois de Miguel Sousinha que perdeu as eleições contra Walter Chicharro em 2013, e deputada municipal no último mandato, ambiciona recuperar o poder para o PSD, naquela que é a estreia política como cabeça de lista.

Mais experiente nestas lides autárquicas é João Paulo Delgado, que concorre pela CDU à Câmara da Nazaré pela terceira vez. Sem representação no executivo desde a eleição de Fernando Soares (eleito pela FEPU e APU) em 1985, a CDU está confiante de que pode fazer história ao eleger o deputado municipal.

Repetente é, também, a candidata Telma Ferreira, que volta a dar a cara pelo Bloco de Esquerda. Nas últimas eleições, os bloquistas subiram ligeiramente a votação, mas ficaram longe da possibilidade de elegerem, pela primeira vez, um vereador na Câmara da Nazaré.

O último partido a confirmar a candidatura foi o CDS-PP, que não chega à vereação desde 1989, quando António Pimpão foi eleito. Desde então, o partido obteve resultados pouco animadores ou, noutros casos, nem sequer foram a votos, como aconteceu em 1997 e 2005. Nestas eleições, dá a cara pelo partido Victor Guttierez.

Conheça, aqui, a opinião dos cinco candidatos na Nazaré.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados