Assinar
Desporto

Paralímpicos: Três atletas da região competem em Tóquio 2020

Jogos têm início na terça-feira, dia 24, e David Grachat será o primeiro a competir. A experiente Odete Fiúza encerra a competição, a 5 de setembro.

Três atletas da região participam, a partir de terça-feira, 24 de agosto, nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Odete Fiúza, Ana Sofia Costa e David Grachat integram a comitiva nacional de 32 atletas que representam Portugal no Japão, nos jogos que decorrem até 5 e setembro.

Odete Fiúza, 48 anos, soma a sétima participação em Jogos Paralímpicos (desde Atlanta 1996). Representa o Maratona Clube de Portugal e vai correr a maratona, na categoria T11, com António Sousa e Vera Nunes como parceiros de competição, no dia 5 de setembro, às 6h30 (22h30 de dia 4 de setembro, em Portugal).

Já Ana Sofia Costa, da Maceira, vai estrear-se aos 25 anos nuns Jogos, competindo como individual e em pares (com Celina Lourenço) BC3 no boccia, a segunda modalidade que mais tem contribuído com medalhas para Portugal. A atleta representa o Centro João Paulo II, de Fátima.

Para David Grachat, 34 anos, será a quarta presença paralímpica. O nadador, que é natural de Loures (e representa o clube GesLoures) mas tem ligações familiares à região, concretamente a Porto de Mós, é o primeiro deste trio a competir em Tóquio nos 400 metros livres S9, no dia 25 de agosto. As provas de apuramento realizam-se entre as 9 e as 12 horas locais (da 1 às 4 horas em Portugal) e as finais entre as 17 e as 21 horas (das 9 às 13 horas em Portugal).

Na edição anterior dos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, Portugal conquistou quatro medalhas de bronze. Nesta edição, há 16 estreantes na representação nacional, incluindo a referida Ana Sofia Costa e também Beatriz Monteiro, de apenas 15 anos, que vai disputar o torneio paralímpico de badminton. Em Tóquio, Portugal estreia-se nessa modalidade e também na canoagem.

Ao longo de 10 participações em Jogos Paralímpicos, nove das quais consecutivas, Portugal conquistou 92 medalhas, sendo o atletismo, com 53, o boccia, com 26, e a natação, com nove, as três modalidades com mais pódios.
Mais informações sobre os Paralímpicos de Tóquio 2020 disponíveis na internet em www.paralympic.org/tokyo-2020.

Programa (hora portuguesa)

25 agosto
Natação – 400 metros livres S9 – David Grachat
eliminatórias das 9 às 12 horas (1 às 4 horas em Portugal) e as finais das 17 às 21 horas (9 às 13 horas em Portugal)

28 agosto a 4 setembro
Boccia – individual BC3 e pares BC3 – Ana Sofia Costa

5 setembro
Atletismo – Maratona T11 – Odete Fiúza
(22h30 do dia 4 de setembro em Portugal)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.