Assinar
Autárquicas 2021

Pombal: Candidatos querem tornar o concelho mais “atrativo” para fixar mais população

Seis candidatos concorrem à presidência da Câmara de Pombal no próximo dia 26 de setembro. Conheça as suas prioridades.

Pombal

População residente 51 178
Eleitores 48.966
Freguesias 13
Câmara Municipal 7 eleitos
Assembleia Municipal 21 eleitos

No próximo mês de setembro, os pombalenses terão de eleger o novo presidente da Câmara Municipal de Pombal entre seis candidatos.

O atual presidente, Diogo Mateus, que liderou a gestão do município, nos últimos oito anos, não se recandidata ao cargo.

O movimento independente “Narciso Mota – Pombal Humano”, protagonizado por Narciso Mota que esteve no poder durante 20 anos e que, nas últimas eleições de 2017, ocupou o segundo lugar, também não concorre este ano. Mas há mais novidades no mapa eleitoral.

Ao lado do PSD, do PS, do Bloco de Esquerda e da CDU surgem, pela primeira vez nestas eleições autárquicas, as candidaturas da Iniciativa Liberal e do Chega, dois partidos constituídos recentemente.

Após estas eleições, a Câmara de Pombal terá, contudo, menos dois mandatos. De acordo com os dados da Comissão Nacional de Eleições, o executivo perde dois elementos, devido à diminuição do número de eleitores. Enquanto que, nas eleições autárquicas de 2017, Pombal tinha 52.182 eleitores, o que permitia ter nove eleitos no executivo, agora, tem apenas 48.966 eleitores, o que representa a atribuição de apenas sete mandatos.

De acordo com a lei que estabelece o regime jurídico de funcionamento dos órgãos dos municípios, entre 10 mil e 50 mil eleitores, que é o caso de Pombal, a Câmara Municipal é composta por sete eleitos. Já a Assembleia Municipal vai ter 21 eleitos, ao invés dos 27 do atual mandato.

Entrevistámos os seis candidatos à Câmara de Pombal, sobre os desígnios e as pretensões para os próximos quatro anos de mandato, num concelho que é liderado há 30 anos pelos sociais-democratas. Em comum, os diferentes candidatos têm a preocupação de tornar o concelho mais atrativo, quer para a captação de novas empresas, que sejam capazes de gerar emprego qualificado, quer para a fixação de pessoas.

Conheça, de seguida, a opinião dos seis candidatos em Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados