Assinar
Cultura

CineBanda estreia-se a dar música a filmes em Monte Real

Filarmónicos de Leiria, Peniche, Pombal e Torres Novas juntam-se num projeto original que dá música a filmes antigos. A estreia é hoje, sexta-feira, no Parque das Termas de Monte Real.

O Parque das Termas de Monte Real recebe esta sexta-feira e sábado, 3 e 4 de setembro, a estreia do projeto CineBanda, que junta músicos de filarmónicas na interpretação de obras originais enquanto banda sonora de filmes documentais referentes a Leiria, Pombal, Peniche e Torres Novas.

Esta semana, CineBanda preparou em residência artística em Leiria o início da digressão por aqueles concelhos. Ao longo de setembro, será apresentado um conjunto de obras originais de jovens compositores portugueses. Monte Real acolhe as duas primeiras datas deste projeto que junta músicos profissionais e amadores de filarmónicas destes territórios, sob direção musical de Alberto Roque e coordenação artística de Laurent Filipe.

CineBanda potencia a herança de sopros das muitas filarmónicas centenárias que existem na região, lançando os seus músicos no desafio de musicarem ao vivo bandas sonoras para filmes, numa evocação do cinema mudo, através da recuperação de documentários históricos de Leiria, Pombal, Peniche e Torres Novas.

As obras a interpretar são da autoria de Ana Seara, Anne Victorino D´Almeida, Sara Marita, Carlos Azevedo, Daniel Bernardes, Fernando Altube, Francisco Fontes, Nuno Guedes Campos, Pedro Lima Soares e Sérgio Azevedo.

A entrada nos espetáculos é livre. Em Monte Real é necessária reserva pelo número 244 823 600. Os bilhetes podem ser levantados na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva ou, no dia dos espetáculos, até às 21 horas no Cine-Teatro de Monte Real. CineBanda segue depois para Pombal, dias 10 e 11 de setembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados