Assinar
Peniche

“Dispositivo perigoso” leva a proibição de banhos numa praia em Peniche

Interdição num raio de 50 metros da praia impede a prática de banhos e de deportos aquáticos há uma semana.

Desde o passado dia 2 de setembro que há um raio de 50 metros, na praia do Point Fabril, em Ferrel, concelho de Peniche, que se encontra interdito a banhos e à prática de desportos aquáticos.

A interdição surge na sequência da sinalização de um “dispositivo perigoso” naquela praia, possivelmente associado ao “equipamento que esteve montado ali para captação de energia das ondas”, explicou ao REGIÃO DE LEIRIA o comandante da Capitania de Peniche.

Segundo o capitão-tenente Vasco Toledo Cristo, a estrutura de “ferros debaixo de terra” constitui perigo para os visitantes da praia, também conhecida como praia das Azenhas, porque pode provocar lesões físicas a quem não avistar o obstáculo. Para evitar essa situação, a Autoridade Marítima aconselha os banhistas a ter “resguardo adequado e atenção redobrada” ao frequentar aquela praia.

O responsável adiantou ainda que se trata de um caso pouco frequente e que não existe data prevista para a remoção do equipamento, porque “a estrutura não é fácil de tirar”. “É preciso apanhar uma maré vazia de águas vivas para conseguir remover o dispositivo”, frisou.

Com os trabalhos de remoção por concretizar, aquela zona da praia do Point Fabril irá manter-se interdita a banhos durante os próximos dias.

Foto da AMN

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.