Assinar
Alcobaça

Faleceu beneditense Acácio Catarino, antigo presidente da Cáritas

Natural da Benedita, no concelho de Alcobaça, tinha 86 anos.

Ligado às causas sociais, foi presidente da Cáritas Portuguesa durante 17 anos. Acácio Catarino, natural da Benedita, no concelho de Alcobaça, faleceu ontem, quinta-feira, aos 86 anos.

O beneditense foi consultor da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, entre 2001 e 2006, foi docente universitário e presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Membro da Comissão Nacional Justiça e Paz, de organismos das IPSS e das Misericórdias, Acácio Catarino foi presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, presidente da Comissão Coordenadora Nacional das Semanas Sociais e presidente da mesa da assembleia-geral da Fundação João XXXIII (Ribamar, concelho da Lourinhã), entre várias instituições sem fins lucrativos e grupos de trabalho de âmbito social e cooperativo, informou a Ecclesia à agência Lusa.

A notícia do falecimento gerou diversas reações de entidades e personalidades locais.

Numa nota na sua página na Internet, a Cáritas Portuguesa lembra que Acácio Catarino “deixa um contributo para o pensamento social português, vincado nas diferentes responsabilidades que foi assumindo ao longo da sua vida” e destaca a “marca que deixa na história da Cáritas em Portugal”, de que foi presidente entre 1982 e 1999.

Marcelo Rebelo de Sousa, a partir do ‘site’ da Presidência, destacou o testemunho de Acácio Catarino, considerando-o ser um “homem responsável e solidário que deixa a Portugal um exemplo de entrega às várias instituições sociais que liderou”.

O próprio Governo emitiu uma nota de pesar, assinada por Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, e por Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho.

As governantes referem Acácio Catarino como um “reconhecido especialista em políticas sociais do nosso país que se destacou pelo pensamento humanista e de defesa intransigente dos direitos humanos”.

“Foi uma figura importante do pensamento social cristão, discreta mas ativa, que abriu novos caminhos para a política social nos diferentes campos em que interveio. Foi um defensor da economia social mas também um homem de serviço público, com uma carreira de décadas nos serviços públicos de emprego que culminou com a presidência do IEFP”, sublinham.

Foi a partir da sua página de Facebook que Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, manifestou o “enorme pesar” pelo falecimento de uma “figura proeminente do concelho e do país”.

“Foi um dos maiores pensadores do país da ação social e do humanismo e deixa um legado singular de solidariedade e de justiça social”, acrescenta o autarca.

Recorrendo à mesma plataforma digital, também a Santa Casa da Misericórdia de Benedita recorda o “irmão que parte” e o “exemplo que fica”.

A instituição revela o “compromisso de que a sua memória irá permanecer e o seu conceito de justiça social será o foco do nosso caminho”.

RL com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.