Assinar
Desporto

João Almeida representa Portugal na prova de contrarrelógio no Europeu esta quinta-feira

Após o contrarrelógio, o ciclista de Caldas da Rainha participa na prova de fundo de elite, no próximo domingo.

Rafael Reis, Fábio Fernandes e João Almeida têm primeira prova esta quinta-feira Foto: FPC

No segundo dia do Europeu de ciclismo de estrada, que ontem começou em Trento, Itália, João Almeida sai para a estrada para a prova de contrarrelógio.

Ontem, os juniores portugueses Gonçalo Tavares e António Morgado foram os primeiros ciclistas com as cores nacionais a atuar e terminaram no top-20 na prova de contrarrelógio.

Os atletas seniores chamados à seleção, João Almeida, Rafael Reis e Fábio Fernandes, são os protagonistas do segundo dia.

Fábio Fernandes, campeão nacional, será o primeiro a ir para estrada, sendo o único representante na prova de contrarrelógio sub23, com início às 13h35.

Mais tarde será a vez de Rafael Reis, que recentemente conseguiu quatro vitórias na Volta a Portugal, e João Almeida, ciclista de A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha, que terminou no top10 de todos os contrarrelógios que disputou no World Tour em 2021. É também campeão nacional de contrarrelógio e foi 16º, o pior resultado da temporada, nos Jogos Olímpicos.

Rafael Reis irá partir às 15h06 e João Almeida às 15h30.

Os dois experimentaram o percurso no dia de ontem, preparando a participação.

“O percurso é muito rápido, o que favorece os mais pesados. Sendo muito plano, não tem zonas para descanso. Vai ser preciso gerir muito bem o esforço, porque será necessário ter um ritmo bastante alto, mas sem que nos “afoguemos”. Esse será o segredo, gerir bem o esforço e aproveitar as curvas e viragens para ?respirar’. Acho que tenho a possibilidade de fazer um bom resultado. Vou dar o meu melhor. Espero ter boas pernas para conseguir ficar nos dez primeiros, que é o meu objetivo”, afirmou João Almeida, em declarações ao portal da Federação de Ciclismo.

O Europeu de ciclismo de estrada prolonga-se até domingo, dia 12, quando a elite masculina volta a sair para a estrada para a prova de fundo (11h30).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.