Assinar
Leiria

Leiria Sobre Rodas está de regresso adaptado à pandemia mas com novidades

A partir de quinta-feira, dia 9, a cidade veste-se de autódromo para quatro dias com desfiles de veículos, exposições e não só.

Os veículos clássicos, desportivos e de competição voltam a pisar as estradas do centro da cidade de Leiria e a atrair os adeptos do mundo automóvel, entre os dias 9 e 12 de setembro.

À semelhança da última edição, este ano há “Clássicos na cidade”. Dezassete veículos históricos vão estar espalhados por “pontos estratégicos” de Leiria, de forma a recordar a habitual exposição no interior do estádio Dr. Magalhães Pessoa, que continua a não ser possível realizar devido à pandemia, explica a Câmara de Leiria em comunicado.

Entre os vários carros expostos, encontra-se o veículo pessoal de José Lúcio da Silva e dois modelos Rolls Royces 25/30 idênticos ao “carro oficial da visita do Papa Paulo VI”.

Os locais de “paragem” dos históricos são na praça Rodrigues Lobo, no largo 5 de Outubro/Banco de Portugal, na fonte luminosa, no largo do Papa, parque do avião e no Teatro José Lúcio da Silva.

Nesta edição há também uma novidade: a “Avenida Elétrica”, que decorre no parque de estacionamento da Fonte Quente.

Trata-se de um espaço focado na “mobilidade sustentável, no futuro e na tecnologia”, que dispõe de várias trotinetas, bicicletas, motos e carros, de diferentes marcas e modelos híbridos, elétricos e a hidrogénio. Nesta “avenida”, estão presentes os modelos Citroen AMI, Toyota Mirai e os desportivos Porsche Taycan Sporturismo e Audi e-Tron G.

Além de apreciar os carros, os visitantes têm a oportunidade de realizar um test-drive em todos os veículos presentes, incluindo nos GoKart, destinados a todas as idades.

Para o último dia do evento, domingo, está marcado o regresso do Passeio de Clássicos, entre as 17 e as 19 horas, nas ruas da cidade, com a presença do polícia sinaleiro.

O desfile de motos, motorizadas antigas, vespas, mini Hondas, bicicletas e de veículos clássicos de diversas décadas parte do Mercado Municipal de Leiria – local escolhido para a concentração e parque fechado – e realiza o seguinte percurso: rotunda do estádio municipal, rua Mouzinho de Albuquerque, Largo 5 de Outubro de 1910, rotunda do Sinaleiro, avenida Heróis de Angola, rotunda do Emigrante, saída para a avenida Cidade de Maringá, terminando na rotunda do estádio.

Para participar no passeio, é necessário efetuar inscrição através do formulário online disponível aqui.

“Lizitalia Motorshow Circuito Leiria” é um dos destaques do Leiria Sobre Rodas Foto: Leiria Sobre Rodas

No domingo, tem ainda lugar o “Lizitalia Motorshow Circuito Leiria”, competição automóvel protagonizada por pilotos na Zona Industrial da Cova das Faias (ZICOFA), das 8 às 19 horas, com a parceria do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. A descrição do circuito e o regulamento da prova podem ser consultados em https://www.ndml.pt/. As inscrições devem ser realizadas no portal da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Mais informações relativas ao Leiria Sobre Rodas estão disponíveis em https://www.leiriasobrerodas.com/.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados