Assinar
Música

Cistermúsica lança ciclo “Fronteiras” e anuncia Orquestra Sem Fronteiras e ópera de marionetas

O festival assume-se como plataforma de programação cultural e leva espetáculos nas próximas semanas à Nazaré, Alenquer e Alcobaça.

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa atua este domingo, dia 31, no Cine-Teatro da Nazaré

O festival Cistermúsica continua a fazer ecoar música em várias latitudes para lá do verão e anunciou mais um conjunto de concertos para os próximos meses.

Quatro deles integram o novo ciclo “Fronteiras”, promovido pelo Clube Alcobacense e produzido pela associação Banda de Alcobaça, e que convida o público a assistir a cruzamentos artísticos e diálogos musicais na região Oeste.

O primeiro espetáculo aconteceu em Alcobaça, no fim de semana passado, com a apresentação da ópera de bolso “La Vida Secreta”, e já no próximo domingo, dia 31, será a vez do Cine-Teatro da Nazaré receber o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL).

“Rio do Tempo – Música Nova” é título do concerto preparado pelo GMCL, a partir de um programa que integra obras de Alexandre Delgado, Anne Victorino d’Almeida, Carlos Marecos, Jorge Peixinho e Luciano Berio.

No próximo mês, o GISBA – Grupo de Instrumentistas de Sopro da Banda de Alcobaça leva ao Átrio da Câmara Municipal de Alenquer, no dia 28 de novembro, uma homenagem a compositores como Ígor Stravinsky, Eurico Carrapatoso, Claude Arrieu e György Ligeti.

O ciclo “Fronteiras” termina a 30 de novembro com “Diálogos com Philip Glass”, do grupo de percussão Drumming, em local e hora a anunciar.

Para lá deste ciclo, e assumindo-se como plataforma regular de programação musical, o Cistermúsica anunciou outros dois espetáculos para novembro em Alcobaça.

O primeiro será no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça, onde a Orquestra Sem Fronteiras – atualmente sediada em Idanha-a-Nova – atua a 5 de novembro, às 21h30, para interpretar obras de Antonio de Cabezón, John Cage, Pablo Bruna, Jordan Nobles, Joan Cabanilles e Terry Riley, sob a direção de Martim Sousa Tavares. Como solista convidado, apresentar-se-á o organista espanhol Joan Seguí Mercadal.

Dois dias depois, a 7 de novembro, o festival leva ao Cine-Teatro de Alcobaça a ópera de marionetas “El Retablo de Maese Pedro”, um espetáculo original desenvolvido pela Orquestra Filarmónia das Beiras e pela S.A. Marionetas. O espetáculo integra a programação do festival Books & Movies e surge da parceria entre o Cistermúsica, festival Música em Leiria e Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.